Qual é o melhor momento para abrir uma filial?

Qual é o melhor momento para abrir uma filial?

Com o crescimento dos negócios, abrir uma filial é algo que surge como uma boa oportunidade para conquistar novos clientes e aumentar as vendas. No entanto, para que a expansão seja bem-sucedida, é importante que seja realizada no período correto.

Mas como saber qual é o momento de abrir uma filial? Para que você consiga analisar com profundidade quando é a hora ideal, veja abaixo alguns pontos que devem ser levados em consideração.

1. Avalie os seguintes pontos

A gestão operacional da empresa está funcionando perfeitamente?

Caso os processos e a estrutura não estejam devidamente consolidados, o novo projeto poderá se tornar um problema.

O modelo de negócio pode ser replicado em outras regiões?

Avalie se a nova localização é realmente atraente e capaz de proporcionar o sucesso. Muitas vezes, o lugar pode ser um fator determinante.

Ainda há melhorias a serem feitas?

Se a empresa atual ainda precisa aprimorar a gestão, priorize as melhorias antes de abrir uma filial.

Quais são as tendências do mercado para o seu segmento de atuação?

Certifique-se de que há expectativa de crescimento para o setor e de que o retorno sobre o investimento tende a ser positivo. As perspectivas econômicas para o mercado são favoráveis?

É possível utilizar recursos próprios ou externos para abrir a filial?

Estude como a expansão será viabilizada economicamente. O novo ponto precisará de reforma? E a mobília? como será financiada?

Como a cultura organizacional será mantida?

Caso a filial seja aberta em outro estado, por exemplo, é fundamental refletir sobre a cultura do local para saber como a estrutura organizacional será mantida.

Quais são os riscos?

Antes de tomar a decisão, avalie todos os riscos que estão envolvidos nesta operação. Vale a pena?

2. Lembre-se que planejar é essencial

Ao estudar a possibilidade de abrir uma filial, realizar um planejamento minucioso é uma tarefa que se torna fundamental. Com base nas análises dos questionamentos enumerados acima, elabore um plano de negócios abordando todos os pontos relevantes para a saúde dos negócios, como: estudo do mercado, avaliação do ponto comercial, cálculos de retorno sobre o investimento e análise da concorrência.

Tenha em mente que o comportamento do consumidor na filial pode não ser igual ao que é observado na matriz. Portanto, alguns ajustes nas operações poderão ser necessários. No momento de planejamento, é importante manter a paciência para que a decisão não seja influenciada totalmente por razões emocionais. Ter dados concretos é algo que auxilia neste processo para não dar um passo maior do que a perna!

3. Gerencie bem o tempo

Para conseguir replicar o sucesso da matriz, o empreendedor precisa ter a capacidade de gerenciar o tempo dedicado à filial com eficácia. A loja principal deve continuar recebendo recursos e uma boa gestão, que pode ser comandada por membros de sua confiança. Se o tempo não for administrado de forma adequada, os negócios podem sofrer consequências negativas.

E você? Conhece alguém que precisa conferir as dicas sobre qual é o melhor momento para abrir uma filial? Então, aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais!

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