Como reduzir os custos e manter a qualidade do seu restaurante?

Como reduzir os custos e manter a qualidade do seu restaurante?

Reduzir os custos e, ainda assim, manter a qualidade do restaurante lá em cima é um dos desafios que muitos empresários do setor de alimentação enfrentam. No entanto, ter menos despesas e manter os produtos e serviços com o mesmo padrão de qualidade é possível. Só é preciso ser estratégico na hora de implementar a redução de custos no negócio.

Então, confira algumas dicas que o ajudarão a reduzir os custos e manter a qualidade do seu restaurante!

Negocie preços e prazos com fornecedores

Uma das dicas para reduzir custos e manter a qualidade do seu restaurante é negociar preços com seus fornecedores. Analise os parceiros com quem você se relaciona há mais tempo e com os quais faz os maiores pedidos, e negocie melhores preços.

Você também pode procurar outros fornecedores para fazer orçamentos. É possível que não só encontre preços mais competitivos, como também encontre condições melhores de pagamento.

Caso decida mudar de fornecedor, não deixe de analisar a qualidade dos insumos e produtos oferecidos por ele e a reputação que tem no mercado. Essa é a garantia de que você irá manter a qualidade.

Mantenha o fluxo de caixa sob controle

Controlar as entradas e saídas do restaurante, mantendo o fluxo de caixa sob controle, é outro passo importante para reduzir custos e com a mesma qualidade. Faça uma análise diária das receitas e despesas do negócio, analisando não só valores, mas também categorias de gastos.

Veja se é possível reduzir o desperdício em alguma área e em que pontos é possível economizar. Cheque como anda os gastos com contas de consumo, como gás e luz, e se é possível criar novos processos na cozinha e no salão para reduzir as despesas.

Otimize alimentos para reduzir custos

Uma dica que ajuda a reduzir o desperdício de alimentos e, consequentemente, os custos com a compra de insumos, é reaproveitar ao máximo possível carnes, legumes, verduras e afins. Partes da carne que não foram usadas em determinado prato, por exemplo, podem fazer parte de recheios ou ensopados.

A regra é otimizar! Além de ajudar a reduzir os custos do restaurante, o reaproveitamento de alimentos também é uma prática sustentável.

Renove o seu cardápio para reduzir os custos

Para uma redução de custos eficiente, pode ser uma boa ideia renovar o cardápio do seu restaurante e buscar soluções criativas para superar a crise, vender mais e seguir lucrando. Faça uma avaliação dos pratos servidos e veja se é possível substituir ingredientes caros por opções mais baratas sem perder a qualidade.

Adotar estratégias como ter meia porção de determinados pratos, fazer promoções e, ainda, criar cardápio especial só com frutas, legumes e verduras da época – que, além de mais frescos, saem mais em conta – são outras estratégias interessantes.

Reduzir custos e manter a qualidade do seu restaurante é possível. Seja estratégico na hora de definir as áreas em que cortará despesas e, de forma alguma, comprometa a qualidade dos seus pratos ou o atendimento que presta para seu cliente.

Quer ter acesso a outros conteúdos como este? Então, assine a nossa newsletter!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também