5 dicas de comunicação visual para atrair mais clientes para sua loja de roupas

5 dicas de comunicação visual para atrair mais clientes para sua loja de roupas

Comunicação visual nada mais é do que a forma como a sua loja conversa com seus clientes por meio de componentes visuais, como signos, cores, design, iluminação, enfim, tudo o que pode ser visto. Uma loja organizada, iluminada, confortável e visualmente interessante atrai mais clientes do que uma loja sem critérios estéticos.

Se você quer alavancar os negócios da sua loja de roupas utilizando recursos da comunicação visual, é muito importante que você se atente a alguns fatores que fazem diferença. Por isso, confira a seguir 5 dicas de comunicação visual!

1. Entenda o perfil da sua loja

Organize sua loja de acordo com o perfil do seu produto. Se a sua loja é de roupas de festa vale investir em uma iluminação mais noturna e com mais brilho, glamour, tapetes e espelhos grandes. Para roupas mais jovens e descoladas, uma boa dica é apostar em um design mais contemporâneo e um ambiente descontraído.

Mesmo que sua loja trabalhe com diversos estilos, é importante dispor os produtos de forma a facilitar que o seu cliente encontre seu estilo favorito. Por isso, setorizar as prateleiras e sinalizar o tipo de produto disposto ali pode estimular seu cliente a comprar mais.

2. Dê atenção especial à fachada e à vitrine

A fachada da sua loja e os produtos dispostos na vitrine serão a primeira impressão do cliente, o que definirá se ele entrará ou não. Pense, por exemplo, em lojas de shopping. Muitas vezes existem dois empreendimentos muito próximos que oferecem o mesmo produto, às vezes com preços semelhantes.

Logo, o que definirá a escolha do cliente é o apelo estético da vitrine. Se a loja não fica dentro de um shopping, a preocupação com a fachada também é importante.

Quanto ao design das vitrines, o ideal é contratar um vitrinista, mas se não for possível, lembre-se sempre de que menos é mais! Decorar a vitrine pode ser bom, mas tenha cuidado para que os itens de decoração não chamem mais atenção do que o produto que você está oferecendo.

3. Categorize as peças

Além de separar as peças por estilo, também é muito importante ordená-las por categorias. Comece separando as peças por gêneros: masculino, feminino e unissex. Depois separe por tipo: calças, vestidos, blusas, shorts, saias etc.

Dentro dessas categorias ainda vale diferenciá-las por cores e por tipo de tecido. Essa separação, além de proporcionar um visual mais harmônico, ajuda seu cliente a encontrar o que ele deseja.

4. Deixe visíveis as peças em liquidação

Nada atrai mais clientes do que promoções. Deixe as peças em liquidação em lugares estratégicos para que o cliente tenha acesso a elas mais facilmente. Pode ser interessante anunciá-las na vitrine, mas não deixa-as do lado de fora da loja ou muito próximas da entrada, pois o cliente precisa se sentir estimulado a entrar e conhecer os outros produtos. Um bom lugar para expor as promoções e pequenas peças é próximo ao caixa.

Não se esqueça de manter as peças de promoção sempre bem-arrumadas e dispostas. Se elas estiverem em bancas, não as deixe emboladas ou jogadas, isso passa a impressão de desleixo. Mantenha-as dobradas, se estiverem em araras, mantenha-as dependuradas sem arrastarem no chão. Separar por cores também é muito importante para uma boa comunicação visual.

Para potencializar os efeitos promocionais coloque uma comunicação visual atrativa na vitrine, assim o cliente se sentirá atraído a visitar o seu empreendimento.

5. Não se esqueça da identidade visual

A identidade visual é a marca da seu negócio, é o signo que fará com que o cliente se lembre do nome da sua loja. Se você pensar em grandes nomes, como Farm, Lacoste ou Adidas quase automaticamente você se lembrará dos signos dessas marcas: a florzinha da Farm, o jacaré da Lacoste ou as três barras paralelas da Adidas.

Para esse trabalho de identidade visual é imprescindível à contratação de um profissional do design, mas também é muito importante que você já tenha definido a personalidade da sua loja ou da sua marca.

Gostou das dicas de comunicação visual? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais para estar sempre por dentro das nossas novidades!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também