Calculando a margem de lucro da sua loja

Calculando a margem de lucro da sua loja

Os maiores empresários do mundo sabem que a margem de lucro é um importante indicador de seus negócios. Trata-se de algo tão significativo para a saúde de sua empresa quanto um plano de negócios eficiente.

Entender a margem de lucro dá as informações necessárias para evoluir no mercado. Isso ocorre ao descobrir a lucratividade de seu empreendimento e também ao criar ações que podem fazer com que sua loja seja mais atrativa para o seu cliente e mais lucrativa para você.

O que é a margem de lucro?

Este indicador nada mais é que uma porcentagem do lucro que pode ser observada com base em vendas realizadas. Ela pode ser analisada sob dois aspectos: Margem de Lucro Bruta e Margem de Lucro Líquida.

Margem de Lucro Bruta

A primeira diz respeito ao medidor de eficiência de seu negócio no processo de produção. Para simplificar, é o seguinte: o que sua empresa ganha mesmo depois de arcar com os custos de produção de seus produtos, sejam custos diretos ou indiretos.

Para quem trabalha com serviços, é o montante recebido depois que os custos diretos foram quitados.

Para encontrar a margem de lucro bruta, é preciso dividir o lucro bruto pela receita total e assim encontrar a porcentagem.

Imaginem que você faturou R$ 10 mil e teve como receita um valor de R$ 5 mil. Dessa maneira, a margem de lucro será de R$ 5 mil por R$ 10 mil e sua margem de lucro será de 50%.

Margem de Lucro Líquida

Já o lucro líquido pode ser entendido como cada real que recebemos em receita, ou seja, nada mais é do que a quantidade de valor que seu negócio lucra para cada real gasto, isso depois que todos os impostos e despesas são pagos.

Você deve subtrair do valor do lucro líquido os custos de bens e também as despesas e impostos.

Como se calcula o preço de venda?

Para calcular o preço de venda de seu produto é preciso saber o custo total, a margem de lucro que se espera e também o percentual de despesas fixas de seu negócio.

Vamos imaginar que seu custo total é de R$ 20, a margem de lucro que você deseja é de 20% e o percentual de despesas fixas é de 30%. Com isso, 100% do seu preço de venda é composto por R$ 20 + 20% + 30%.

100% do preço de Venda = R$ 20 + 50%.

100% – 50% = 20,00

Preço de venda = R$ 20 divididos por 50%

Preço de venda = 0,4 x 100% = R$ 40

Agora você já sabe como calcular a margem de lucro de seus produtos e estipular o preço de venda. Com esses elementos, pode usar seu tempo livre para saber como pode deixar sua vitrine mais atraente e também focar em um bom atendimento, para assim dominar a atenção de seu público-alvo, o que lhe ajudará a vender mais.

Gostou das dicas? Então, siga nossas redes sociais e receba ainda mais conteúdo como esse.

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também