Como montar o plano de negócios da sua loja?

Como montar o plano de negócios da sua loja?

Se existe algo que realmente é a alma do negócio, é o plano de negócios. Se você quer empreender, esse é o primeiro passo para garantir que o seu investimento trará o retorno que você espera.

Montar um plano de negócios não é impossível. Na verdade, com algumas dicas simples, você pode montar o seu próprio plano! Vamos conferir como montar o plano de negócios da sua loja? Acompanhe!

Analise a sua oportunidade

Aquele primeiro momento no qual estamos muito animados com uma nova ideia é realmente mágico. Mas analisar essa oportunidade a fundo é o que vai fazer iniciar o seu negócio com o pé direito.

Para começar a montar plano de negócios, pense em como a sua loja vai ser – em um todo. O segmento que você procura entrar tem clientes o suficiente para manter o seu negócio? Você tem um diferencial, comparado ao mercado? Tem um imóvel em vista para alugar/comprar?

Pesquise a concorrência

Você vai encontrar concorrência — é natural. Mesmo que você vá entrar em um nicho de mercado pouco explorado, é muito provável que existam concorrentes diretos e indiretos.

Essa é a hora de pesquisar quem está atraindo os clientes que você quer para a sua loja, de entender quais são suas forças e fraquezas e de saber como o seu negócio pode ser destacar da concorrência.

Defina o investimento inicial

O investimento inicial não é apenas o necessário para garantir uma franquia ou montar o estoque da sua loja. Ele abrange funcionários, custos básicos de manutenção por alguns meses e todos os custos para colocar o negócio para rodar. Procure considerar os gastos fixos e também aqueles temporários.

Planeje as estrmarketing da sua loja

Sem mostrar para o mundo que a sua loja existe, não adianta criar o melhor plano de marketing do mercado. É preciso pensar em quais ações de marketing serão feitas para divulgar a sua marca.

Mesmo que você vá apenas criar uma página no Facebook ou no Instagram e focar em conteúdos para essas redes, é necessário planejar com antecedência o que precisará ser feito para essas ações terem sucesso.

Faça uma matriz SWOT para montar o plano de negócios

A matriz SWOT (strenghts, weaknesses, opportunities e threats) é famosa no mundo do marketing e da administração. Também conhecida como FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) é uma excelente alternativa para você entender melhor como está o seu negócio frente aos seus objetivos e aos desafios do mercado.

As forças do seu negócio são aquilo que te ajuda a sair na frente da concorrência. Por exemplo: preços diferenciados com um fornecedor, aluguel mais barato, atendentes de melhor qualidade.

Já, as oportunidades são algo que você pode explorar, mas que ainda não está sendo feito. Por exemplo: um de seus concorrentes aumenta os preços para mudar o seu público, mas o resultado é que os clientes atuais estão procurando por novas opções.

As fraquezas, por sua vez, são aquilo que pode fazer os seus concorrentes levar vantagem ou você pode melhorá-las para expandir o negócio. Um exemplo de fraqueza seria a limitação na mão de obra.

Por fim, as ameaças são fatores externos que afetam o funcionamento da sua loja. Geralmente, são questões políticas e jurídicas.

Montar um plano de negócios para a sua loja é o segredo para começar o seu empreendimento com o pé direito! Procure entender bem o propósito da sua loja, como você vai divulgá-la e o que a concorrência está fazendo.

Como está o seu planejamento para abrir a sua loja? Conte para a gente nos comentários!

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