Como escolher os fornecedores da minha loja? Saiba aqui!

Como escolher os fornecedores da minha loja? Saiba aqui!

Você possui fornecedores ou parceiros de negócios? Essa pequena distinção de ponto de vista pode fazer toda a diferença na condução desse tipo de relacionamento.

Empresas que contam com verdadeiros parceiros garantem uma vantagem competitiva significativa no mercado. Em primeiro lugar porque, quando fornecedores e varejistas atuam em parceria, conseguem negociar com muito mais facilidade. Além disso, verdadeiros parceiros sempre priorizam o atendimento, e isso é garantia de estoque em tempo hábil.

Acontece que nem sempre é fácil encontrar esse tipo de fornecedor. É preciso fazer uma pesquisa de mercado, avaliar o histórico da empresa, seus valores, entre muitas outras coisas. Para ajudar nossos leitores nessa tarefa, resolvemos trazer, neste post, algumas dicas importantes nesse sentido. Continue a leitura e descubra como escolher fornecedores!

Afinal, como escolher fornecedores?

Tudo pode começar com uma boa pesquisa de mercado. Assim, você amplia o seu catálogo e consegue escolher entre os candidatos mais qualificados, como em uma triagem inicial. Existem muitos meios para fazer essa pesquisa, por isso, vamos citar cada um deles a seguir.

Fase 1 – Pesquisa de mercado

Participação em eventos e feiras

Pode ter certeza que grande parte dos fornecedores competentes se interessam em demonstrar a qualidade dos seus produtos e serviços. Por isso, participar de eventos da área, como feiras e exposições, é uma excelente maneira para conhecer os candidatos.

A grande vantagem desse tipo de ocasião é que o empreendedor tem a oportunidade de conversar diretamente com os fornecedores, estabelecendo, desde o início, um relacionamento mais pessoal.

Busca em catálogos especializados

Existem muitas revistas e sites especializados na sua área de atuação. Em alguns casos, inclusive, a especialização desses veículos é direcionada para a exposição de fornecedores. Esse tipo de busca pode ser importante para ampliar as possibilidades.

É uma forma mais impessoal de se buscar os futuros parceiros, mas certamente pode ajudar muito nesse momento inicial.

Auxílio com indicações

Por fim, outra maneira para encontrar fornecedores é buscar por indicações. Essa é uma forma interessante para escolher o fornecedor, uma vez que ele já passou pela avaliação de outras empresas do mercado.

Muitas vezes, essa pode ser uma forma para queimar etapas do processo, pois como há boas referências, o fornecedor já mostra que é capaz de atender as suas demandas.

Fase 2 – Avaliação do parceiro

Avaliação do site

Em primeiro lugar, é claro, avalie o site do futuro parceiro de negócios. Na maioria dos casos, é possível encontrar os cases de sucesso, os parceiros atuais, entre muitas outras informações. O site é mais que um cartão de visitas, é uma verdadeira vitrine de exposição.

Reunião com o fornecedor

Agora é chegado o momento de se reunir com o seu futuro parceiro. A reunião é um momento importante não só para conseguir as primeiras impressões, mas, principalmente, para negociar quais serão as condições e os termos, como valor do frete, prazos e formas de pagamento. Assim, ambos esclarecem, desde o início, qual será o ritmo da relação.

Ações de engajamento

Embora não seja, necessariamente, uma etapa da avaliação, é fundamental que a empresa já saiba, desde cedo, que a realização de ações de engajamento podem ser muito importantes durante o relacionamento com o cliente. Hoje, são usadas técnicas que variam desde o marketing de incentivo até o endomarketing, apostando principalmente na promoção de eventos.

Gostou das nossas dicas de como escolher fornecedores? Qual é a maior dificuldade que você encontra nesse processo de seleção? Deixe seu comentário aqui.

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