Conheça os 5 pilares da Gestão Financeira de sucesso

Conheça os 5 pilares da Gestão Financeira de sucesso

Você quer montar um negócio ou já abriu sua empresa, mas ainda tem dúvidas em relação à gestão financeira? Para lhe ajudar nesta tarefa, neste post você vai conhecer os cinco pilares da Gestão Financeira de sucesso, e como estes podem fazer a diferença que você procura para o seu negócio.

1. Procure conhecimento

Procurar conhecimento sobre gestão financeira é essencial para que você possa conhecer e acompanhar de forma mais próxima como anda a sua empresa. Você poderá aliar a este conhecimento o uso de ferramentas eletrônicas e outras soluções informatizadas, que serão necessárias para que você controle, entenda e tome decisões em relação ao seu negócio.

Atualmente, existem diversas instituições que oferecem cursos rápidos e que permitem ter uma boa noção de finanças. Inclusive, vários são ofertados na modalidade a distância, o que permite que se aprenda, de qualquer lugar, como otimizar os seus recursos financeiros.

2. Separe as despesas pessoais daquelas da empresa

Outro passo para uma boa gestão financeira é separar as despesas da pessoa física daquelas da pessoa jurídica, ou seja, aquelas que são suas – contas de energia, telefone, compras do dia-a-dia – daquelas que são relativas à empresa.

Para isso, você deverá optar por abrir uma conta corrente para a empresa e não utilizar este dinheiro para o pagamento de despesas pessoais. Lembre-se que também é preciso que você não pague as contas da empresa com o seu dinheiro pessoal. Além de facilitar o controle, esta separação permite que você entenda, de forma mais completa, como andam as finanças do seu negócio.

3. Utilize ferramentas financeiras

Agora que você já sabe que é preciso buscar conhecimento e já está consciente da necessidade de separação entre as suas contas e da empresa, que tal começar a implementar ferramentas financeiras?

Com o auxílio de uma planilha eletrônica ou software de gestão, você poderá usar o fluxo de caixa. Ele permite, entre outras vantagens, conhecer de forma detalhada como andam as suas finanças, quais os valores que entraram e que saíram e qual o saldo disponível para que você possa investir, pagar contas ou comprar algo necessário.

4. Conheça todos seus gastos

Além de permitir o melhor controle de suas finanças, o fluxo de caixa irá permitir que você conheça seus gastos de forma detalhada. Isso é necessário para que você entenda onde seu dinheiro está sendo empregado e, se necessário, irá permitir cortes ou substituições naqueles gastos que têm maior impacto no seu orçamento.

5. Fixe seu preço de venda de maneira correta

O conhecimento dos gastos também é primordial para a correta fixação do preço de venda dos seus produtos e serviços, uma vez que você precisa saber o quanto gasta para não ter prejuízo no final do mês.

Este conhecimento também irá permitir que você, se necessário, estabeleça uma política de preços diferenciados ou, ainda, que dê descontos em situações especiais como, por exemplo, para clientes mais antigos ou para promover a venda de algum produto ou serviço.

Neste post você viu que os pilares de uma gestão financeira de sucesso estão pautados no conhecimento, na separação entre suas despesas e da empresa, no uso de ferramentas financeiras e no controle dos gastos, que servirá como base para a correta fixação do seu preço de venda.

E você, o que tem feito na sua empresa para ter uma gestão financeira de excelência? Deixe o seu comentário.

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também