Como definir o diferencial competitivo da minha loja?

Como definir o diferencial competitivo da minha loja?

O diferencial competitivo é a característica ou o conjunto de características que faz da sua loja uma opção única no mercado, que se destaque entre todas as demais. Trata-se de algo inimitável — ao menos, inigualável — e faz com que você atraia cada vez mais clientes e gere mais satisfação.

Ter um diferencial competitivo é indispensável se você deseja que a sua loja se torne mais lucrativa. Em épocas de crise, esse diferencial é ainda mais importante: com menos pessoas comprando, destacar-se entre as opções pode significar a continuidade do seu negócio.

Para acertar e aplicar o diferencial corretamente é preciso defini-lo de maneira adequada. Quer aprender como fazer isso? Veja nossas dicas!

Estude e conheça muito bem seu negócio

É muito importante que a definição do diferencial competitivo envolva um conhecimento extensivo sobre sua loja e as operações envolvidas em sua administração. Comece a analisar estruturalmente seu negócio e identifique fatores como: o que você vende, como você vende e quem compra da loja.

Na maioria das vezes, o diferencial competitivo vai muito além do preço baixo e das condições de pagamento, então, vale a pena estudar muito bem a empresa e a área em que ela atua, a fim de comparar com outros negócios e encontrar qual é essa característica que se destaca.

Converse com os clientes e entenda suas experiências

Outra forma para definir o diferencial competitivo da sua loja é perguntando diretamente aos clientes. Isso é possível por meio de perguntas como: “Do que você mais gosta em nossa loja?”; ou “Como você definiria nossa loja se precisasse descrevê-la em apenas três palavras?”.

Ouvir o que os clientes têm a dizer pode revelar muito sobre o seu negócio e é bem provável que você encontre um diferencial ao cruzar as respostas de uma boa quantidade deles, além de conseguir um retorno a partir de olhares externos.

Ofereça mais do que somente seus produtos

É bem verdade que, quando vai a uma loja, o cliente espera encontrar produtos de qualidade e com bom preço. Mas se você parar para pensar nas lojas mais bem-sucedidas que conhece, vai notar que todas vendem mais do que produtos — elas vendem experiências.

Pode ser o ambiente decorado de maneira diferente, o atendimento de altíssima qualidade, ou as condições especiais de compra e entrega — ou tudo isso junto. O importante é agregar e entregar valor para o cliente de modo a ir além do que é tangível e palpável.

Contrate as pessoas certas

Mesmo com todos os seus esforços, praticamente tudo na sua loja pode ser copiado. Concorrentes podem imitar a decoração do ambiente, as condições de pagamento e até mesmo os preços. Mas uma coisa é única: a sua equipe. As pessoas que trabalham em sua loja formam uma configuração inimitável e você deve tirar proveito disso, observando as virtudes de cada colaborador.

Assim, invista em contratar as pessoas certas e que tenham o perfil que você procura para a sua loja. Invista também em criar laços com esses colaboradores, ofereça treinamentos e qualificações e torne a sua equipe o verdadeiro time dos sonhos.

Crie uma cultura de inovação

Todas essas dicas são essenciais e funcionam para definir o diferencial competitivo da sua loja, mas se você se ativer somente a elas vai ficar parado no tempo. Por isso, é importante criar e estimular uma cultura de inovação, deixando seu negócio aberto a novidades.

Além de apenas atender aos desejos dos clientes, crie novas demandas. Abra espaço no mercado em vez de apenas ocupar os desocupados, aproveite os pontos fracos da concorrência e crie algo que destaque sua loja das demais.

Pontos de venda diferenciados, mix de produtos sazonais e atendimento altamente personalizado são apenas algumas possibilidades de inovação que sua loja pode aproveitar.

Para definir o diferencial competitivo, tudo deve começar com um intenso conhecimento do seu negócio e também dos seus clientes. Ao contar com as pessoas certas para oferecer inovação e mais do que produtos, sua loja ganha um grande letreiro luminoso na mente nos clientes.

Com essas dicas, você se torna mais capaz de definir o diferencial competitivo da sua loja! Restou alguma dúvida? Gostaria de compartilhar sua experiência? Deixe seu comentário!

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