O papel do bom atendimento no aumento das vendas

O papel do bom atendimento no aumento das vendas

O aumento de vendas depende da combinação de diversos fatores: promoções, qualidade dos produtos e serviços, disponibilidade e facilidade de acesso aos canais de vendas, indicações, preço e, principalmente, qualidade do atendimento. O único fator no qual a sua empresa pode ter um grande diferencial é na qualidade do atendimento, uma vez que os demais fatores, geralmente, estão nivelados na média de mercado e têm menor força na tomada de decisão de compra pelo cliente.

Para que a sua equipe domine o cenário de vendas com maestria e consiga encantar os clientes, capacite-os nas seguintes habilidades:

Técnicas de bom atendimento

Atender o cliente com cortesia, empatia, gentileza, atenção, calma e paciência, faz com que ele se sinta acolhido, respeitado, entendido e bem atendido. Também é muito importante ser sincero e ético, para não indicar produtos inadequados ao cliente, simplesmente para bater a meta de vendas, sem se importar com a frustração que isso causará a ele. O bom atendimento reduz as possibilidades de devoluções e trocas de produtos, insatisfação e perda de clientes.

Técnicas de negociação

Saber argumentar sobre: os produtos e serviços e opções de similares disponíveis, planos de pagamento, quebra de objeções, soluções de dúvidas e problemas e aplicar técnicas de persuasão (com ética), facilita bastante o fechamento de vendas.

Conhecimento dos produtos e serviços comercializados

É importantíssimo que o vendedor conheça, entenda e saiba explicar as funcionalidades, capacidades, limitações, prazo e condições de garantia e demais características relevantes dos produtos e serviços da empresa. Dessa forma, ele terá segurança na indicação do produto adequado ao cliente e certeza de que atenderá às suas expectativas.

Matemática financeira

É necessário que o vendedor saiba efetuar cálculos de juros e descontos, valor total do financiamento e custo efetivo, para poder orientar o cliente na hora dele optar pelo melhor plano de pagamento para os produtos e serviços de seu interesse.

Condições de pagamento e financiamento de compras

Saber informar os planos de pagamento (à vista, parcelado no cartão, cheque ou boleto, por financiamento bancário, etc.) e a documentação exigida para adesão, é indispensável para agilização das vendas. Para isso, ter uma tabela disponível para consulta em meio físico ou no computador, bem estruturada e atualizada, faz a diferença.

Atendimento pós-venda

Manter um cadastro do cliente facilita contatos pós-venda, para divulgação de produtos, promoções e envio de felicitações no dia do aniversário e em datas festivas (como natal e ano novo).

O atendimento pós-venda também pode abranger: a solução de problemas (atrasos na entrega, produto com defeito ou fora da especificação combinada, cobrança com erro, etc.), trocas de produtos, encaminhamentos para assistência técnica, etc. Em qualquer uma dessas circunstâncias, deve prevalecer as técnicas de bom atendimento, para que o cliente não se sinta lesado ou enganado.

Como vimos, o fator qualidade do atendimento é bastante abrangente e decisivo para o aumento das vendas. Todas as habilidades necessárias para o bom atendimento ao cliente aqui expostas contribuem para alcançar sucesso com base em um alicerce sólido. Desenvolva-as!

O que a sua empresa faz para garantir o bom atendimento ao cliente? Deixe seu comentário, queremos saber sua opinião!

 

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