As 7 melhores dicas para superar a crise e vender mais

As 7 melhores dicas para superar a crise e vender mais

É só abrir o Facebook, acessar portais de notícias ou qualquer outra ferramenta que você use para manter-se atualizado e pronto: aparecem dezenas de manchetes sobre desemprego, inflação, inadimplência, juros altos, escassez de crédito e outras condições adversas do mercado. Com esse cenário, será que ainda é possível pensar em vender mais e superar a crise?

É claro que sim! Mas é preciso tomar providências práticas o quanto antes, e a primeira delas é não se juntar ao grupo dos que só sabem se queixar. Embora a crise ofereça diferentes oportunidades, nenhum contexto vai favorecer o empresário que não estiver disposto a agir e promover mudanças. A seguir, confira 7 dicas para incorporar hoje mesmo ao seu planejamento e afastar de uma vez por todas o fantasma da recessão! Confira:

Como vender mais e superar a crise?

Reduza suas despesas

Não é hora para gastar além da conta — faça uma análise cuidadosa em todas as despesas e corte aquelas que forem dispensáveis. O segredo é concentrar recursos em tudo que possa ajudar na entrega de valor para o cliente.

Repense investimentos

Não há nada que indique uma possível guinada na economia do país nos próximos meses. Portanto, qualquer investimento de médio ou longo prazo deve levar em conta as condições desfavoráveis do mercado. A empresa conseguirá absorver o impacto dos gastos envolvidos? O investimento é mesmo necessário ou existem alternativas para adiá-lo?

Inove

Nem sempre encontrar diferenciais competitivos envolve altos custos de pesquisa e implantação. Às vezes, mudanças simples podem trazer melhorias significativas em processos gerenciais, nos mecanismos de venda, na linha de produção ou nas estratégias de marketing. Procure dialogar e trocar ideias com seus colaboradores. Isolar-se e tentar achar todas as soluções sozinho não é o melhor caminho.

Busque informações precisas antes de agir

Estude e conheça os números reais de cada departamento da empresa. Não trabalhe com estimativas, impressões, “feeling empresarial” ou qualquer coisa do tipo. Uma gestão eficiente envolve decisões conscientes e fundamentadas na realidade, e isso só é possível quando o empreendedor sabe, de verdade, o que está enfrentando.

Estabeleça novas metas, condizentes com o cenário atual

Prosperar é diferente de sobreviver. Talvez você deva readequar as metas da empresa em curto prazo, a fim de vislumbrar melhor as alternativas para garantir a existência do negócio. Faça os ajustes necessários, refaça os cálculos e determine quais são suas prioridades no momento.

Crie promoções e invista em produtos mais acessíveis

Timing é fundamental. O poder de compra do consumidor diminuiu e o dinheiro não está circulando com tanta facilidade. Por isso, esta pode ser a ocasião ideal para oferecer produtos mais acessíveis, criar promoções como mecanismo de atração e deixar claro que a empresa está disposta a fazer a sua parte para ajudar os clientes a superarem este período complicado.

Impulsione as estratégias de marketing

De nada adianta fazer mudanças no mix de produtos e serviços, propor novas estratégias de venda, modificar os preços, fazer pesquisas e inovar em diversas áreas da empresa se você não comunicar bem ao público e ao mercado. Selecione as melhores ferramentas de comunicação e faça bom uso delas, para que todos fiquem sabendo dos seus planos.

Gostou do texto? Ainda tem dúvidas sobre como vender mais e superar a crise? Deixe um comentário neste post, pois teremos prazer em responder aos seus questionamentos!

 

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