5 dicas indispensáveis para manter seus funcionários motivados

5 dicas indispensáveis para manter seus funcionários motivados

Qualquer empresa precisa contar com funcionários empenhados se deseja expandir e se tornar potencialmente competitiva. Afinal, são os seus colaboradores quem representam a imagem da sua companhia para os clientes e os fornecedores durante os contatos diretos com estes dois grupos. Por sinal, uma atitude de empenho e positividade por parte da equipe é uma característica hoje muito buscada pelos gestores de qualquer ramo.

É claro que diferentes fatores podem influenciar negativamente o desempenho do seu time, e é ocupação do gestor perceber esses momentos e levar sua equipe de volta ao bom desempenho. Mas você sabe como manter seus funcionários motivados? Aprenda as melhores dicas no post de hoje!

1. Não se esqueça dos feedbacks

Potencializar os bons resultados e corrigir as imperfeições — parece uma boa ideia, não é mesmo? Mas como fazer isso sem a informação adequada? O feedback, termo frequente no meio empresarial, nada mais é do que uma espécie de “balanço” dos pontos positivos e negativos nas atitudes da equipe em determinado período. Dar esse tipo de retorno à sua equipe permite que ela aperfeiçoe o que tem trazido resultados satisfatórios e melhore o que deixou a desejar.

Procure dar feedbacks individualmente para os seus funcionários, pois assim você pode tratar separadamente as questões de cada um e evitar constrangimentos. Além disso, é ideal que você utilize uma linguagem clara e respeitosa — reclamar e não sugerir ou estimular as mudanças não é uma boa atitude.

2. Estimule a amizade na equipe

Uma relação amistosa entre o seu time é benéfica para todas as estruturas da empresa. Quando os colaboradores se tornam capazes de compreender os problemas uns dos outros, passam a conseguir sugerir melhorias e perceber os pontos que demandam ajustes.

Enquanto gestor, sua função é promover atividades que façam sua equipe se conhecer melhor, de forma descontraída e dando ouvidos a cada membro que desejar fazer suas colocações. Mas, além de aproximar o seu time, é preciso que você também faça parte dessa interação. Tendo proximidade com seus colaboradores, você desenvolve um ambiente de confiabilidade e estimula o diálogo, o que mantém os funcionários motivados.

3. Saiba celebrar o sucesso

Não deixe passar a chance de comemorar com o seu time. Quando a equipe de vendas bate metas ou encontra soluções satisfatórias para um problema, é hora de celebrar — o que vai desde um cartão ou chocolates na mesa dos colaboradores até um happy hour com todo o time.

Um gestor moderno precisa entender a importância do estímulo e do reconhecimento. Mesmo as atitudes que exigem baixo investimento são essenciais se o seu objetivo é manter os funcionários motivados. Reconhecer o bom trabalho é uma forma de parabenizar o colaborador e mostrar que você quer sempre vê-lo em sua melhor forma.

4. Invista no seu time

No Brasil, a cultura comum encara um investimento nos funcionários como um simples gasto. Mas, quando o seu funcionário faz uma especialização, um curso ou simplesmente tem uma melhoria em sua qualidade de vida, isso se reflete no seu desempenho profissional.

Ajudar os colaboradores a custear um curso de idiomas, por exemplo, é um investimento importante, que futuramente trará diferencial competitivo para a sua empresa. Como os tempos de crise econômica não permitem altos investimentos, a dica é buscar parcerias com estabelecimentos. Tente conseguir descontos significativos para os seus funcionários com escolas, faculdades, cursos de línguas e até academias.

5. Seja o líder do qual a sua equipe precisa

Nada melhor para estimular uma equipe do que um verdadeiro líder. Todo time precisa de uma figura central que gere confiabilidade e sirva de inspiração para um trabalho de qualidade. Para ser um bom gestor, você não pode só delegar obrigações, mas também deve oferecer esse estímulo e apoio de que a sua equipe precisa.

Tenha bem definidos os objetivos, as metas e os valores da sua empresa para, assim, conseguir transmiti-los claramente aos seus funcionários. É mais motivador trabalhar quando se tem um método e um objetivo, e também torna mais fácil medir resultados.

Agora você já sabe as melhores maneiras de manter seus funcionários motivados. Tem mais alguma dica? Já testou alguma das sugestões acima? Conte pra gente nos comentários!

 

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