Aprenda como divulgar seu negócio nas mídias sociais

Aprenda como divulgar seu negócio nas mídias sociais

As mídias sociais são usadas diariamente para as mais diversas finalidades: interagir com as pessoas, se informar e, no caso das empresas, divulgar produtos e serviços. O mercado já descobriu há algum tempo como esse canal é extremamente eficaz no momento de se relacionar com o cliente, mas, para obter um resultado positivo, não basta criar um perfil e postar um conteúdo aleatório. Nesse post, você vai conferir algumas dicas para desenvolver uma boa estratégia de divulgação nas mídias sociais.

Crie uma página no Facebook

Existe uma diferença entre ter um perfil e uma página no Facebook. O perfil é usado por pessoas físicas, para interagir com amigos e compartilhar informações pessoais. Já a página, oferece diversas opções para as empresas, como relatórios, posts patrocinados, agendamento de postagens, etc. Por isso, se você ainda não tem uma página no Facebook, esse é o primeiro passo para iniciar sua estratégia.

Produza conteúdo exclusivo

Vamos voltar um pouco no tempo. Antigamente, para conquistar um cliente, as empresas criavam uma propaganda, divulgavam nos principais canais de comunicação (TV, jornais, revistas, rádio) e esperavam o cliente ir até a loja comprar. Muita coisa mudou, não é mesmo?

Hoje, antes de efetuar uma compra, o consumidor pesquisa muito, se relaciona com várias marcas, até escolher aquela que conseguiu chamar a sua atenção. E como se destacar no meio de tantas informações? Produza conteúdo que seja relevante para o seu cliente!

Por meio de pesquisas, descubra quais são os hábitos, gostos e objetivos do seu público-alvo. Feito isso, desenvolva um conteúdo que vá ao encontro do que eles buscam na internet. Por exemplo: se sua loja vende roupas infantis, seu conteúdo deve ser voltado para os pais. Quais são as principais dúvidas que eles têm no dia a dia em relação aos filhos? Com essas informações em mãos, metade da sua estratégia já está pronta. Continue a leitura para conferir os próximos passos.

Escolha as mídias sociais de acordo com o seu público

Facebook? Instagram? Snapchat? A escolha das mídias sociais em que sua empresa deve atuar depende muito do seu público-alvo e do produto. Seu negócio é de vestuário? Vale a pena ter um perfil no Instagram para postar alguns looks. Se os seus consumidores são adolescentes, porque não investir no Snapchat? Já se o público-alvo é um pouco mais maduro, talvez o Facebook seja o suficiente. Ter um blog é uma ótima opção, independentemente do perfil do cliente, já que o conteúdo pode ser um pouco mais aprofundado e utilizado nas postagens das redes sociais. Não esqueça que a linguagem dos textos deve estar de acordo com o público-alvo. Dica: usar o humor é sempre uma boa forma de cativar o cliente.

Compartilhe informações todos os dias

Quando falamos das redes sociais, o ideal é que sejam realizadas três postagens por dia, sempre diversificando o conteúdo. Por exemplo: se de manhã postou uma promoção no Facebook, de tarde divulgue um texto bacana ou faça uma pergunta aos consumidores.

Produzir conteúdo próprio é fundamental, mas compartilhar notícias e artigos relacionados ao seu negócio também é uma ótima opção. Além de ser postagens rápidas, você deixa o cliente ainda mais informado e interessado na sua página.

Responda os comentários

É muito comum que as pessoas usem as mídias sociais para tirar dúvidas. Sempre responda as perguntas no canal utilizado pelo cliente. Por exemplo: Se a dúvida foi mandada pelo Facebook, não peça para ele mandar um e-mail. Se o assunto for privado, mande um inbox e solucione a questão ali mesmo.

Aposte em vídeos

Além dos vídeos de propaganda, use a criatividade. Que tal filmar o estoque com todas as novidades que chegaram na semana? Ou a montagem da vitrine, com os novos looks? Bastidores sempre despertam a curiosidade das pessoas, e os clientes se sentirão mais próximos da sua loja.

As mídias sociais oferecem diversas opções para divulgar seu negócio. Elas permitem que você aposte na criatividade, sempre levando em conta os interesses dos seus clientes. Com planejamento, estratégia e iniciativa, os resultados logo aparecerão.

Como a sua empresa tem atuado nas mídias sociais? Compartilhe com a gente nos comentários!

 

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também