Aprenda a montar um plano de negócios eficiente

Aprenda a montar um plano de negócios eficiente

Quem está pensando em abrir uma empresa deve ter em mente que montar um plano de negócios é essencial para planejar suas ações e tomar uma decisão embasada em informações consistentes, sem impulsividade ou apenas contando com a intuição. Ele é importante para definir os objetivos do negócio, determinar a sua estrutura e forma de operação, conhecer informações sobre o mercado no qual se almeja atuar, avaliar os riscos inerentes e analisar sua viabilidade.

Ficou interessado no assunto? Confira, a seguir, o nosso passo a passo para montar o seu plano de negócios:

Escolha o ramo e segmento do negócio

Defina qual será o ramo de negócio que você quer atuar – ex.: moda – e dentro deste ramo qual será o segmento desejado – ex.: infantil, masculino, feminino, fitness, praia, alta-costura, etc. Esta escolha direciona o seu foco para o rumo certo e é decisiva para a definição do perfil de cliente que será atendido.

Determine a estrutura e forma de operação

Defina se a sua empresa irá produzir, comprar ou terceirizar os produtos e/ou serviços. Esta informação permite calcular se serão necessários empregados, máquinas, equipamentos e dimensionar o local para instalação da empresa.

Faça uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado serve para coletar diversas informações sobre:

  • Custos dos imóveis – levante os custos de compra/locação e condomínio do imóvel ideal para instalação da empresa;
  • Concorrência – visite estabelecimentos concorrentes, para perceber os padrões visuais e de qualidade do ambiente, acompanhar o movimento de vendas e obter informações sobre os produtos e/ou serviços, a satisfação dos clientes e dos empresários da região escolhida;
  • Perfil do cliente – defina a faixa etária, gênero, faixa de renda, profissão, nível de escolaridade, etc., do público-alvo;
  • Fornecedores – descubra os fornecedores que trabalham e/ou atendem na região e busque informações na internet e centros de compras;
  • Produtos e/ou serviços – determine os produtos e/ou serviços e preços com os quais irá trabalhar, levando em consideração a adequação ao público-alvo;
  • Riscos – pesquise os riscos do negócio desejado.

Analise a viabilidade financeira

Estime as receitas (rendas) totais mensais previstas. Estime e calcule os custos com aluguel, água, luz, telefone, internet, salários de empregados, escritório de contabilidade e outros custos que sua empresa deverá realizar regularmente. Some a estes custos todas as despesas que serão necessárias para a abertura e instalação da empresa.

Analise se as suas reservas financeiras são suficientes para cobrir as despesas iniciais do negócio – recomenda-se que cubram pelo menos 6 meses de funcionamento – até que sua organização tenha um volume de vendas significativo. O negócio será viável se as receitas superarem as despesas a ponto de garantir a lucratividade da sua empresa.

O plano de negócios é uma excelente ferramenta de planejamento, avaliação de riscos e análise de viabilidade de negócios, que deve ser feita antes da abertura de uma empresa e sempre que for preciso fazer uma expansão. Para montar um plano de negócios bem estruturado e com informações consistentes, será necessário: dedicação; muitas horas de pesquisas e análises financeiras, mas vale a pena.

Quer tirar alguma dúvida sobre como montar um plano de negócios? Então, deixe seu comentário!

 

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também