X dicas para escolher as melhores franquias para investir

Dicas para escolher as melhores franquias para investir

A franquia ou franchising, é a replicação de um modelo de negócios bem-sucedido, mantendo suas características de marca, identidade visual, padrões operacionais, gerenciais e de marketing. Porém, ela é implantada, operada e gerenciada por um terceiro, designado franqueado, mediante autorização em contrato do franqueador (dono do negócio). As franquias têm se popularizado rapidamente no Brasil, mas escolher as melhores para se trabalhar e investir não é uma tarefa muito fácil, por isso, acompanhe as nossas dicas em nosso post de hoje:

Entenda as vantagens de uma franquia

As franquias oferecem algumas vantagens em relação à criação de um novo negócio, tais como:

  • Visibilidade – geralmente, são de marcas já conhecidas no mercado, pelo menos em nível regional, e que aderem a este modelo de negócios para alavancar uma rápida expansão;
  • Metodologia de trabalho já estruturada – os franqueados recebem manuais e instruções de trabalho já definidos, testados e validados, sendo devidamente treinados em sua execução, o que garante uma operação padronizada do negócio, evitando-se improvisos na condução da empresa;
  • Riscos menores – a empresa franqueadora já tem informações de mercado, conhece o perfil do cliente, tem uma estrutura de compras unificada que reduz custos, tem uma estrutura de marketing que garante a divulgação adequada da franquia e presta suporte de implantação e acompanhamento periódico ao franqueado.

1 – Invista no autoconhecimento

Conheça o seu perfil! Se ele for de um líder nato ou de um pioneiro, a franquia não é o melhor caminho a trilhar, pois trata-se de um negócio já estruturado, no qual o franqueado tem pouca autonomia para criar novos produtos ou serviços e para estabelecer novas metodologias de trabalho.

2 – Conheça o segmento de mercado

Sua experiência profissional conta muito para o sucesso do negócio, mesmo ele já sendo testado e consagrado. Por isso, escolher um segmento de mercado que você já conhece e gosta de trabalhar, te deixa mais um passo à frente da concorrência.

3 – Não tenha pressa para tomar uma decisão

Visite cada franquia de seu interesse para saber: o valor do investimento e o tempo previsto de retorno; as condições contratuais; o mix de produtos e/ou serviços; a jornada de trabalho (especialmente em finais de semana, feriados e horários noturnos); e para conversar com franqueados já ativos, para saber seu nível de satisfação e de resultados com o negócio, por exemplo. Quanto mais informações você coletar, mais consistente será a sua decisão de aderir ou não à franquia.

4 – Conheça as melhores franquias para se investir

Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), os segmentos de franquia que mais se destacam no Brasil são: alimentação, beleza, saúde e fitness, educação e serviços. Já quanto ao porte, as microfranquias têm tido grande aceitação, devido ao baixo investimento inicial.

Com certeza, as melhores franquias para se investir são aquelas que: se enquadram no seu perfil empreendedor, estão em um segmento de negócios que você gosta e no qual sabe trabalhar, estão ao alcance das suas reservas financeiras, têm demanda suficiente na sua região, já operam com franqueados há mais de cinco anos e geram bons resultados.

Quer compartilhar sua opinião ou experiência sobre franquias? Então, deixe seu comentário!

 

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também