Loja no centro comercial ou na rua: descubra a melhor opção

Loja no centro comercial ou na rua: descubra a melhor opção

Na hora de escolher o melhor ponto de venda para uma loja, sempre vem aquela dúvida: no centro comercial ou na rua? Se essa questão também te aflige, comece visitando lojas similares àquela que você tem em mente montar, tanto nos centros comerciais da região quanto nas lojas de rua, e converse com os lojistas para saber os custos envolvidos e dimensionar o volume de vendas possível. Neste post, daremos dicas de pontos de análise que podem te dar uma linha de raciocínio para tomar uma decisão segura. Confira!

Custo e perfil da loja

Em um centro comercial o valor mensal de uma loja é, no mínimo, 30% maior e os custos de instalação da loja até três vezes mais caros do que nas lojas de rua. Além disso, a sua loja precisa ter o perfil adequado para ser aprovada pela Administradora do Shopping, não basta você ter o interesse e o capital necessários para conseguir a loja.

Segurança

Quando optar por uma loja de rua, verifique antes os níveis de segurança do local, para garantir a tranquilidade dos seus clientes. No centro comercial, um dos pontos fortes que atraem muitos comerciantes e clientes é justamente o melhor nível de segurança, que favorece, consequentemente, o número de pessoas no ambiente e as vendas.

Facilidade de estacionamento

Geralmente, as lojas de rua não dispõem de estacionamento próprio, o que dificulta as compras de quem está dirigindo um veículo e gera despesa para o cliente, caso não queira deixar o carro estacionado na rua. Já no centro comercial, este é um serviço plenamente disponível e, muitas vezes, sem custo para o cliente, caso ele realize compras.

Lojas âncora

Lojas âncora são, normalmente, grandes lojas de departamentos ou de eletrodomésticos e cinemas, que são colocadas no centro comercial porque atraem um número expressivo de consumidores — esse tipo movimento favorece de maneira efetiva as demais lojas. Na rua, busque também a proximidade de alguma loja famosa, que não seja concorrente direta do seu negócio.

Climatização

Se montar uma loja de rua, certifique-se de ter um bom sistema de climatização, para tornar o ambiente agradável para as compras, pois no centro comercial o cliente está sempre protegido da chuva, vento, frio ou excesso de calor, o que torna a experiência de compra superior.

Compras planejadas

As pessoas costumam se dirigir aos centros de compra, na maioria das vezes, para realização de compras planejadas, para as quais já definiram o valor que estão dispostas a gastar e reservaram um período de tempo para a procura do produto ideal. Nas lojas de rua, a maioria das compras ocorre quando o cliente estava de passagem, normalmente com bastante pressa, pois está a caminho de outro compromisso. Por conta dessa característica, as lojas de rua requerem um esforço de venda maior.

Para optar pela montagem de uma loja na rua ou em um centro comercial, é necessário considerar todos estes aspectos que citamos aqui e, principalmente, fazer um plano de negócios bem estruturado, considerando o perfil do cliente-alvo, os custos, as projeções de vendas, o capital de giro e a reserva financeira, para ter total viabilidade.

Tem ainda alguma dúvida sobre o tema? Deixe seu comentário, comunique-se conosco!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também