Como criar uma Estratégia de Vendas eficiente para a sua loja?

Como criar uma Estratégia de Vendas eficiente para a sua loja?

O volume de vendas varia em função de um conjunto de fatores, dentre eles: fatores internos – adequação dos produtos e preços ao perfil do público, disposição dos produtos na loja, qualidade do atendimento, localização do comércio, sazonalidades; e fatores externos – economia brasileira e internacional (crescimento ou recessão) e concorrência. Diante dessas informações, é possível perceber que a maioria dos fatores está sob o controle do dono do negócio, que precisa desenvolver a estratégia de vendas adequada para superar os obstáculos gerados pelos fatores internos e externos.

Neste post, daremos dicas valiosas para criar uma estratégia de vendas eficiente e fazer com que sua loja venda mais. Fique atento e coloque-as em prática o mais rápido que puder!

Entender o mercado

É importante que o empresário conheça bem o mercado em que atua, especialmente: a concorrência, os mecanismos legais para redução de impostos nas vendas, os fornecedores qualificados, as mercadorias adequadas, as melhores práticas de gestão financeira, compras e logística, dentre outros conhecimentos que favoreçam o crescimento da empresa.

Conhecer o público-alvo

Conheça bem as características do perfil do seu público: comportamentos, hábitos de consumo, faixa de renda, faixa etária, canais preferenciais de compras, pois tudo isso ajuda substancialmente na definição da estratégia de vendas e adequação dos produtos e preços.

Atender com qualidade

Bom atendimento é prioridade em vendas e esta tarefa não está a cargo somente do vendedor, mas, também, do caixa, do embalador, do repositor de mercadorias, do crediarista, enfim, de todos que interagem com o cliente durante sua permanência na loja — o atendimento geral é que vai contar pontos na experiência de compras do cliente.

Desenvolver um bom relacionamento com o cliente

O fundamento da venda está no relacionamento entre o vendedor e o cliente, e se este relacionamento é bem-sucedido, a venda se concretiza. Sendo assim, treine exaustivamente seus vendedores nas seguintes técnicas: comunicação, persuasão, negociação e conhecimento do portfólio de produtos. Lembre-se de dar treinamentos específicos para o restante da sua equipe, eles também se relacionam com o cliente!

Mas o relacionamento não para por aí, cadastre os meios de contato do cliente (celular, e-mail) e o mantenha informado sobre seus canais de contato (site, redes sociais, e-commerce), lançamentos, promoções e os produtos que existem na loja. Muitas vendas são perdidas porque o cliente não sabe que sua loja vende determinado produto, por exemplo. Pense também em praticar a técnica de overdelivering, ou seja, entregar mais do que o cliente espera.

Agregar valor ao produto

Quando somamos ao produto “ingredientes secretos”, como: informação sobre seus benefícios e funcionalidades, bônus (brindes especiais), vantagens (descontos progressivos), garantia estendida e preço competitivo, estamos agregando valor ao produto e tornando sua venda irresistível.

A estratégia de vendas é o caminho traçado para alcançar a meta de maior eficiência em vendas para sua loja. Com ela, é possível agregar valor ao produto e à experiência do cliente, para fazer o gráfico de vendas da sua empresa ficar ascendente. Use estas dicas para estruturar uma estratégia de vendas campeã!

O que achou desse post? Ficou com alguma dúvida ou tem uma dica para compartilhar? Deixe o seu comentário!

 

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