5 técnicas de pós-venda para aplicar na sua loja

5 técnicas de pós-venda para aplicar na sua loja

Você sabia que fidelizar um cliente, além de ser mais barato do que investir em ações para conquistar novos compradores, também traz melhores retornos para a sua marca? Isso porque um cliente fiel, que ame seus serviços, além de retornar para comprar mais, promoverá sua loja para quem quiser ouvir — ou seja, propaganda eficiente e gratuita!

Portanto, quem pensa que a missão está cumprida após o fechamento das vendas, está muito enganado! É preciso investir em técnicas de pós-venda se você quiser mesmo ter sucesso e viabilizar o crescimento da sua loja!

Por isso, reunimos neste post 5 ações que devem fazer parte do cotidiano da sua empresa para a realização de um pós-venda eficaz. Confira:

1 – Ir além do prometido

Cumprir com o que foi prometido, entregando aquilo que consumidor esperava, é regra básica. Mas para fidelizar um cliente e fazê-lo retornar, você deve ir além e oferecer aquele algo a mais — esse tipo de estratégia é conhecida como overdelivering.

Seja um atendimento excepcional, um brinde para compras acima de determinado valor, ou mesmo uma entrega antecipada, pense em pequenas ações que farão seu cliente se surpreender com a experiência na sua loja e querer voltar.

2 – Resolver problemas com agilidade

Convenhamos, nem todas as suas vendas ocorrerão sem nenhum contratempo. Um comprador ou outro poderá considerar que seu produto está aquém do que ele esperava e precisará fazer uma troca. Por conta disso, é preciso investir em um sistema que solucione os possíveis problemas de seus clientes com agilidade e eficiência. Afinal, ninguém gosta de perder tempo ou ter que insistir para resolver algo que lhe é garantido por direito.

3 – Investir em canais de atendimento

Quando um cliente tiver uma reclamação ou dúvida, por exemplo, ele irá te procurar e gostará de fazer isso pelo canal que melhor o convir. Ou seja, dentre as muitas técnicas de pós-venda, ter vários canais de contato na sua empresa é essencial para que o cliente se sinta bem amparado.

Seja um número de telefone, página no Facebook, WhatsApp ou e-mail, o cliente deve poder escolher a melhor forma de entrar em contato com você! Mas lembre-se: não adianta ter um canal disponível se a resposta por meio dele for demorada! Todos devem estar funcionando bem e oferecer um atendimento de qualidade.

Vale lembrar que a ação de entrar em contato pode ser iniciada também pela sua empresa! Ligar para o cliente ou enviar um e-mail para saber se ele ficou satisfeito com a compra é uma ótima maneira de mostrar comprometimento com a qualidade do atendimento.

4 – Fazer promoções especiais

Sempre pensamos em promoções para conquistar novos clientes e gerar vendas, mas elas também podem servir como uma boa técnica de pós-venda. Promoções como “traga um amigo para a loja e ganhe um desconto” ou “faça seu cadastro e ganhe descontos nas próximas compras” são ótimas para fidelizar os seus clientes e atrair mais consumidores!

5 – Mostrar que você se importa

Ao fazer uma compra na sua loja, o cliente não quer ter a sensação de que você só estava interessado no lucro das vendas. Portanto, mostre que você se importa com os problemas dele e que tem interesse em buscar o melhor para resolvê-los. Ofereça de antemão as alternativas que o seu negócio disponibiliza para manter contato e resolver qualquer dificuldade que possa vir a ocorrer depois que ele deixar a sua loja.

É quase uma regra do mercado pensar o pós-venda como uma pré-venda de uma negociação futura. Portanto, invista nessas estratégias de relacionamento com o cliente e, certamente, seu negócio crescerá e impulsionará os lucros.

Você já utiliza alguma dessas técnicas de pós-venda na sua loja? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe conosco sua experiência, utilizando o espaço para comentários abaixo!

 

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