Marketing Digital para Loja Física: como atrair mais clientes?

Marketing Digital para Loja Física: como atrair mais clientes?

Hoje em dia, para obter sucesso em um negócio é necessário marcar presença na internet. A população economicamente ativa do país está online e sua loja física pode (e deve) conquistar os clientes por meio das mídias sociais. Nesse artigo, você vai conferir como o Marketing Digital pode ajudá-lo a alavancar suas vendas. Confira:

O que é o Marketing Digital?

Antes de começar, vamos a um resumo rápido sobre o que é o Marketing Digital. Antigamente, quando uma loja desejava divulgar seus produtos, os canais utilizados eram TV, rádio, folders, outdoors, entre outros — esse era o modelo de marketing tradicional. Com a chegada da internet, sites, blogs e redes sociais, as empresas passaram a utilizar esses canais para divulgação dos produtos e hoje o marketing digital é usado por grande parte das lojas físicas e virtuais.

Existem algumas ações básicas para conseguir bons resultados com essa estratégia, continue a leitura e conheça as principais:

Crie um site/blog

Todas as empresas precisam ter um site, e o motivo é bem simples: sua loja tem que ser encontrada no Google. Invista em um site clean, que contenha todas as informações relevantes para o consumidor (como contato, endereço, descrição e fotos do seu produto ou serviço, etc.). Também é muito importante criar um blog com conteúdo exclusivo sobre o segmento do seu negócio. Por exemplo, se você tem uma loja de vestuário, pode publicar artigos com dicas de moda — além de criar interesse no cliente, sua loja passará credibilidade e confiança.

Invista em SEO e anúncios pagos

Para que seu site seja bem posicionado nas buscas do Google, utilize técnicas de SEO (Search Engine Optimization) – traduzindo, otimização de sites. Existem algumas técnicas bem simples, como incluir links internos e externos no texto, utilizar palavras-chave no mínimo 3 vezes no artigo e destacar trechos importantes com negrito. Outra opção é criar anúncios pagos, utilizando o Google Adwords. Você poderá segmentar seu público-alvo e gerar um bom tráfego no site de forma rápida, levando mais clientes à sua loja.

Agora que você já conferiu a importância de criar um site, vamos te mostrar também por que é fundamental estar presente nas redes sociais.

Interaja nas redes sociais

De acordo com uma pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC) Brasil, cerca de 77% dos consumidores afirmaram que informações obtidas nas redes sociais influenciaram a decisão de compra. Por isso, é muito importante criar páginas e perfis para interagir com os potenciais clientes.

Instagram

No caso dos lojistas, que trabalham com a parte visual, uma ótima opção é o Instagram (já falamos sobre ele aqui no blog). Postar looks e detalhes das peças é uma boa forma de atrair a atenção dos consumidores.

Facebook

Além disso, você também pode criar uma página no Facebook para compartilhar os artigos do blog e interagir postando enquetes e perguntas. Ao abrir um canal nas redes sociais, é certo que as pessoas o utilizarão para tirar dúvidas ou até mesmo para fazer reclamações. Por isso, é muito importante sempre responder a todos, deixando claro que sua loja está disposta a ajudar e oferecer um serviço de qualidade.

Dicas importantes

Fazer no mínimo um post por dia, usar linguagem informal (sempre que possível, com bom humor), compartilhar notícias do seu segmento, criar vídeos (mostrando as novas peças da loja, por exemplo), e abusar da criatividade nas imagens.

Mesmo que a sua loja seja física, o uso da internet pode alavancar suas vendas. Nesse post, você conferiu como algumas ações simples de Marketing Digital podem fazer diferença. Agora, é só colocar a mão na massa e estar pronto para receber os novos clientes!

Já realiza alguma ação de Marketing Digital na sua loja? Compartilhe com a gente nos comentários a sua experiência!

 

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