4 dicas para superar a crise e aumentar as vendas da sua loja

4 dicas para superar a crise e aumentar as vendas da sua loja

A crise econômica representa um momento de mudanças nos comportamentos de consumidores e varejistas. Para o público, é a época de fazer compras bem planejadas, cortar gastos desnecessários e segurar um pouco mais o orçamento. Para os lojistas, é uma questão de superação, no qual devem se desdobrar para aumentar as vendas em seus estabelecimentos.

Mas, então, o que fazer para atrair mais clientes para suas lojas e diminuir os impactos da crise? Como não existe uma solução mágica, trouxemos 4 estratégias que podem ajudar a crescer as vendas em sua empresa. Acompanhe!

1- Crie ações de fidelização

Assim como os consumidores, para os lojistas é importante cortar gastos. Nesse caso, a manutenção de atuais clientes economiza mais do que o esforço de trazer novos. Por isso, deve-se investir no relacionamento com o público no pós-venda.

Ações como:

  • E-mails com conteúdos para ajudar o cliente a aproveitar mais o produto ou serviço adquirido;
  • Pesquisas de satisfação;
  • Envio de ofertas exclusivas;
  • Cupons de desconto;
  • Programas de incentivo (como oferecer vantagens e pontos a cada compra) são alternativas interessantes para encantar e fidelizar seus compradores.

2- Invista em marketing digital

Aqui há dois motivos básicos para direcionar sua comunicação para a internet: é mais barato e vai ao encontro da maioria dos seus clientes. Em comparação às mídias tradicionais, como TV, rádio e impressos, na internet se gasta bem menos (mesmo em campanhas de links patrocinados) para manter conteúdos e peças que ficam ativas por muito mais tempo. Outro detalhe é que os consumidores passaram a usar as redes sociais, o Google e sites especializados para pesquisar e ter mais informações sobre produtos de seus interesses.

Por isso, é relevante criar perfis no Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, dentre outras redes sociais para gerar essa aproximação com o público. Além disso, vale construir um site e um blog para divulgar seus serviços, contatos, conteúdos e aparecer nos buscadores para que os clientes achem mais facilmente sua empresa na internet.

3- Ofereça conteúdos relevantes

Falamos no tópico anterior que os clientes buscam conteúdos em redes sociais e sites especializados, certo? Que tal a sua marca ser a propagadora e a referência desses conteúdos para o público? Essa é a proposta e a importância do marketing de conteúdo.

Essa estratégia é baseada na criação de conteúdos de qualidade, capazes de engajar e ajudar o público, além de criar percepções positivas acerca da sua empresa. A ideia é posicioná-la como referência na sua área de atuação, fazendo com que os consumidores criem confiança nela e a compensem dando prioridade no momento de compra.

Por exemplo: uma marca do setor de vestuários pode criar um blog para falar sobre novas tendências e dar dicas de roupas para ocasiões especiais.

4- Aprimore o seu atendimento

Na crise, os consumidores não são motivados a comprar levando em conta somente o preço. Um atendimento preocupado em entender as necessidades de seus clientes, ajudá-los a resolverem seus problemas e não só em aumentar as vendas é fundamental para, ao menos, melhorar a experiência de compra para o público.

Se você ainda tem dúvidas sobre como aperfeiçoar seu atendimento, pode fazer uma pesquisa com seus potenciais e atuais clientes. Procure entender o que mais eles valorizam nessa relação com os vendedores/suporte e o que mais os incomodam.

Nossas dicas apontam uma tendência para superar a crise: a adaptação das estratégias de marketing, vendas e atendimento de acordo com as mudanças no comportamento do público. Mais do que antes, é preciso valorizar o cliente (atendimento, fidelização) e demonstrar mais valor (marketing digital, conteúdo relevante) de modo que ele perceba que não há motivos para migrar para a concorrência.

É o momento da sua loja se mostrar mais como uma parceira dos seus consumidores do que como simplesmente um comércio. Todo esse caminho é trilhado pelos diferenciais que você oferece aos clientes.

Viu o que você pode fazer para aumentar as vendas da sua loja mesmo nessa crise? Comente abaixo qual das nossas dicas teria mais chances de dar certo em sua empresa!

 

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também