Transforme o seu pós-venda em pré-venda e venda muito mais!

Transforme o seu pós-venda em pré-venda e venda muito mais!

O processo de vendas tem, basicamente, três etapas: pré-venda, venda e pós-venda. A pré-venda é o momento em que o cliente está à procura de um produto ou serviço adequado à sua necessidade e vai ao local de venda.

Neste momento, o papel do vendedor é decisivo para auxiliar na tomada de decisão pela compra. A próxima etapa é a concretização da venda, com o cumprimento das formalidades de cada empresa. Em seguida, vem o pós-venda, que é um atendimento prestado ao cliente após a realização da venda e que pode ser: a entrega do produto ou serviço, suporte para esclarecer dúvidas, troca de produto, assistência técnica, renegociação de pagamento, promoção ou pesquisa de satisfação.

Neste post, veja como transformar o seu pós-venda em pré-venda, para poder vender muito mais!

Entenda a importância do pós-venda

O pós-venda é importante para estreitar a relação com o cliente e desenvolver um clima de confiança e cordialidade entre ele e sua empresa, o que pode levar à fidelização, induzindo-o a realizar novas compras e, ainda, indicar sua empresa para outras pessoas.

Cumpra os prazos combinados

A entrega do produto, o suporte, a assistência técnica e a prestação de serviços têm um prazo negociado com o cliente, portanto, cumpra o combinado. O cliente perceberá que a sua empresa se dedicada a satisfazê-lo e irá priorizá-la na próxima compra.

Divulgue as regras de troca de produtos

Informe o cliente sobre as condições de troca do produto, assim você o ajudar a evitar surpresas desagradáveis. No momento de realizar uma troca, seja tão cordial quanto no momento da venda do produto e aproveite a oportunidade do retorno do cliente para indicar produtos complementares e/ou acessórios que possam interessá-lo — esta é uma excelente ocasião para vender mais.

Faça marketing pós-venda

No pós-venda, ofereça e divulgue para os seus clientes (por e-mail, telefone, SMS ou redes sociais): programas de fidelização, brindes no aniversário do cliente, sorteios, kits promocionais, amostras grátis, liquidações, etc. Essas ações de marketing são importantíssimas para despertar no cliente a vontade de realizar novas compras no seu estabelecimento.

Faça pesquisa de satisfação do cliente

Após a venda, entre em contato com o cliente para averiguar se ficou satisfeito com o produto ou serviço e, caso receba alguma reclamação, tente dar uma solução satisfatória ou uma compensação numa próxima compra. Assim, o cliente terá confiança na sua organização.

Seja cordial nas renegociações

No pós-venda, algumas vezes o cliente precisa renegociar as condições de pagamento. Seja cordial e ofereça alternativas para que ele possa solucionar o problema e retorne para realizar novas compras. Outra boa prática de pós-venda é cumprir as regras do código do consumidor, pois elas tornam a relação cliente-empresa justa e equilibrada.

Todas as dicas acima são ações de pré-venda realizadas no pós-venda para manter o cliente satisfeito e preparar um ambiente favorável para que ele compre ou busque serviços novamente na sua empresa. Aplique-as e veja os resultados significativos da política de pós-venda!

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