5 estratégias para fidelizar clientes na sua loja

5 estratégias para fidelizar clientes na sua loja

Você ainda pensa que o processo de vendas se encerra com a entrega do produto? Pode ter certeza de que os campeões do mercado não pensam assim. Em vez de encarar esse processo como uma linha reta, com começo, meio e fim, o bom gestor sabe que as vendas funcionam de forma cíclica. Cada cliente precisa ser cativado, convertido e, por fim, fidelizado para que a empresa consiga criar uma clientela sólida.

A fidelização, portanto, é o fio condutor que consegue fazer essa roda girar. Por isso, é indispensável que você pense em estratégias nesse sentido para aumentar as vendas e melhorar os resultados do seu negócio. Quer saber como fazer isso? Então, continue acompanhando o nosso post! Confira, logo a seguir, 5 estratégias de ouro para fidelizar clientes na sua loja!

1 – Estabeleça um programa de fidelidade

Simples, certo? Um bom programa de fidelidade ajuda a mostrar para os clientes que a empresa realmente se importa com cada um deles. Basicamente, a ideia é criar um sistema de pontos cumulativos para estimular as compras. Quanto mais itens levar, maior será a pontuação do cliente ao longo do tempo e, consequentemente, melhor será a sua recompensa, que pode ser um brinde ou descontos na loja.

2 – Reforce o posicionamento da sua marca

Sua empresa deve mostrar para que veio ao mercado. Acredite: se o cliente comprar a sua ideia, ele certamente voltará a fazer negócios com você. Para que isso seja possível, claro, você deve investir pesado em marketing. Hoje, com o marketing digital, as empresas contam com uma série de alternativas extremamente baratas para investir nessa área, conseguindo resultados surpreendentes. Algumas delas são o SEO, os links patrocinados, postagens em redes sociais, entre muitas outras possibilidades.

3 – Invista nas mídias sociais

A nova demanda do consumidor não é apenas por um novo produto mas, sim, pela participação — esse foi o efeito das mídias sociais. É muito importante que a sua empresa marque presença nas redes, realizando promoções, descontos e ofertando brindes. Além disso, essa é uma forma de aumentar a interatividade com o seu público, que se sentirá mais satisfeito ao perceber que a marca se relaciona e ouve os seus clientes.

4 – Foque no atendimento

Você sabia que os clientes preferem um bom atendimento do que preços baixos? Pois este foi o resultado de uma pesquisa da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, em que 61% dos entrevistados afirmaram que ser bem atendido chega a ser mais importante, inclusive, do que a própria qualidade dos produtos vendidos. Essa é uma lacuna que o mercado ainda não consegue preencher, então, aproveite essa oportunidade e ofereça um atendimento diferenciado para que os seus clientes sempre voltem ao seu empreendimento.

5 – Crie uma experiência memorável para fidelizar clientes

Por fim, é preciso que você proporcione uma experiência memorável para o consumidor e isso começa já no atendimento, conforme vimos anteriormente, mas não para por aí. Pequenos mimos, como os brindes, o conforto do seu ponto de venda, e até uma música de fundo agradável, podem estimular boas lembranças no consumidor, fazendo com que, mesmo que inconscientemente, ele tenha uma visão positiva da sua empresa!

Tem ainda alguma dúvida sobre como atrair e fidelizar clientes? Confira o nosso post com 7 dicas para atrair seus clientes!

 

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também