Saiba como aumentar as vendas da sua loja usando o Instagram

Saiba como aumentar as vendas da sua loja usando o Instagram

O avanço constante dos meios de comunicação faz com que as redes sociais estejam cada vez mais presentes em nosso dia a dia. O Facebook e o WhatsApp, por exemplo, já são ferramentas de interação largamente utilizadas no Brasil e já foram descobertos pelos empresários como forma de interagir com os clientes de maneira mais próxima e como uma oportunidade eficaz de divulgar a marca. Outra rede social que tem caído no gosto dos empreendedores e demonstrado excelentes resultados é o Instagram, uma grande mídia de compartilhamento de imagens que, diferentemente das outras citadas, foca nas fotos e não nos textos.

Se você é capaz de usá-lo com inteligência e de maneira estratégica, o Instagram se torna uma poderosa arma de marketing para o seu negócio, que fortalece sua marca e estimula a fidelização dos seus clientes. Neste post, reunimos as melhores dicas para tirar o máximo do Instagram e conseguir aumentar as vendas. Confira!

Invista em fotos originais para aumentar as vendas

O foco do Instagram são as imagens, por isso ele é excelente para reforçar a informação visual da sua loja. Portanto, evite as fotos cheias de textos, os infográficos e os retratos genéricos. O melhor para chamar a atenção do consumidor é escolher fotos atrativas — dependendo do foco da sua empresa e do seu público-alvo, apostar em imagens engraçadas pode ser uma tática eficiente.

Para não cansar o seu seguidor e futuro cliente, evite postar mais do que 3 ou 4 fotografias por dia e jamais repita a mesma foto. Um exemplo de grande empresa que se vale do Instagram é a Starbucks, que utiliza belíssimos closes dos seus frappuccinos.

Promova concursos

Um jeito eficiente, barato e muito interativo de conquistar seguidores (e, consequentemente, novos compradores) é promover concursos. Uma estratégia prática é pedir para que os seguidores interessados em concorrer postem fotos deles mesmos provando ou utilizando seus produtos — orientando que eles marquem tanto a loja como também os amigos nas fotos. Depois, escolha os melhores do dia ou da semana e os premie com algo especial.

Faça promoções

Você também pode fazer promoções associadas ao Instagram para conseguir vender mais. Aqueles clientes que postarem fotos com produtos da sua marca e marcarem X amigos, por exemplo, podem ganhar descontos na próxima compra feita na loja.

Outra opção interessante — e surpreendente! — é colocar no Instagram algumas fotografias que contenham códigos promocionais. Quando o cliente apresenta a imagem no seu empreendimento, ganha um desconto ou brinde especial. Ótima ideia, não é mesmo?

Mostre os bastidores do seu empreendimento

Para criar uma relação de proximidade e familiarizar o consumidor com a sua empresa, estimule a curiosidade dele mostrando o que acontece dentro da companhia. Para tanto, poste fotos dos momentos de descontração, dos funcionários, das festas da empresa, eventos corporativos, produção dos produtos, etc. Isso cria uma relação de parceria mais forte entre marca e consumidor, solidificando sua imagem e fidelizando seu cliente.

Divulgue seus seguidores

Transformar seus seguidores em estrelas é um ótimo meio de fidelizá-los e criar um ambiente de descontração e interação. A dica é repostar uma foto do seguidor usando seu produto, fazer um elogio ao consumidor e uma menção a ele por meio do @nomedeusuario.

Essa ação é muito eficiente e promove o marketing boca a boca, especialmente porque os internautas adoram ser mencionados nas redes sociais, principalmente por suas marcas preferidas — e com isso eles ainda ganham seguidores.

A Sharpie, marca de canetas, é um ótimo exemplo de empresa que divulga seus clientes. A empresa compartilha em seu Instagram e demais redes sociais os usuários que fazem belos desenhos usando suas canetas. Com isso, já conquistou mais de 39 mil seguidores no Instagram.

As redes sociais são ótimas ferramentas de interação com os clientes, e podem te ajudar a aumentar as vendas caso você saiba tirar o melhor de cada uma. Aposte no Instagram postando belas imagens e abusando das hashtags — elas são o canal de ligação entre o interesse dos internautas e a sua loja!

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