4 dicas para um overdelivering eficiente em sua loja!

4 dicas para um overdelivering eficiente em sua loja!

Você já ouviu falar em overdelivering? Se ainda não conhece esta estratégia, saiba que ela é uma grande tendência de marketing e atendimento para os setores de varejo e serviços. Entregar além do esperado pelo cliente tornou-se um comportamento fundamental para as empresas que não querem sofrer os efeitos da crise econômica — e precisa ser o foco da sua também!

Neste post, vamos explicar melhor o que é e como você pode aplicar o overdelivering eficiente em sua loja para fidelizar clientes. Confira!

O que é o overdelivering?

Overdelivering é um termo em inglês usado para designar a prática de entregar ao cliente além do que ele esperava ao adquirir um produto ou serviço. É uma estratégia amplamente utilizada pelas empresas para fidelização de seus consumidores, por meio do aumento do valor percebido do que está sendo entregue.

Mas como isso funciona na prática? Imagine que você reservou um quarto em um hotel para passar um feriado na praia. No momento, só estavam disponíveis quartos sem ar-condicionado, mas você deixou avisado seu interesse em um upgrade caso houvesse alguma desistência. Infelizmente, nenhum quarto ficou disponível até sua chegada para a estadia, mas você foi surpreendido por ventiladores extras em seu quarto, além de um voucher para uma massagem relaxante em um spa, repelentes para insetos aromatizados e um drink de recepção.

Você já estava conformado com o fato de não ter ar-condicionado no quarto, mas certamente ficou muito surpreso com o empenho do hotel em fazer de sua estadia uma experiência muito mais agradável, não é mesmo?

Overdelivering é exatamente isso, surpreender o cliente com uma experiência única e certamente acima de sua expectativa. Pessoas impactadas por essa estratégia tendem, além de voltar a comprar, indicar seu produto ou serviço para os amigos, tornando-se promotoras de sua marca.

4 Dicas para colocar o overdelivering em prática agora mesmo

Agora que você já entendeu o que é o overdelivering e porque ele é importante para seu negócio, chegou a hora de entender como ele pode ser colocado em prática em sua loja. Em geral, são ações muito simples de serem implementadas. Confira aqui algumas delas:

1 – Agregue benefícios

Seus produtos permitem que você agregue outros benefícios a eles? Pense que serviços você pode incorporar ao que está vendendo, este pode ser um bom caminho para impressionar seu cliente. Sua loja de roupas pode, por exemplo, oferecer ajustes simples gratuitamente ou ter um profissional especialista em moda para indicar o que fica melhor de acordo com a personalidade do consumidor.

2 – Tenha um atendimento impecável

Excelência em atendimento é um ponto fundamental para quem quer entregar além do esperado. Prepare sua equipe de vendedores para todos os tipos de situações que podem acontecer na loja e dê opções de qual é a melhor forma de lidar em cada uma delas.

3 – Ofereça brindes

Todo mundo gosta de ganhar um mimo! Ofereça brindes e descontos para seus clientes, eles certamente sentirão que sua loja se importa com eles. Além disso, não se esqueça de datas especiais, como aniversário (do cliente ou da loja) e Natal. São ótimas oportunidades para criar ações promocionais especiais e atrativas.

4 – Personalize seu contato

Mostre para seu cliente que sabe quem ele é e do que ele gosta! Mantenha um cadastro de consumidores recorrentes e entre em contato com ele com periodicidade, informando sobre novos produtos que tenham seu perfil dele, por exemplo — ele se sentirá especial e acolhido por sua loja, o que torna o relacionamento entre vocês uma experiência única!

Encontrou alguma ação que possa ser aplicada em sua loja? O principal passo para você começar a executar a estratégia de overdelivering em seu negócio é entender o que de fato agregaria valor para o seu público-alvo. Depois disso, será fácil pensar quais seriam os benefícios mais facilmente percebidos e reconhecidos como valor por eles. Comece já e impulsione suas vendas!

Você já pratica o overdelivering em sua loja? Comente conosco os resultados que essa estratégia está trazendo para sua empresa!

 

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