
Entenda a importância da vitrine da loja para as vendas
Por mais clichê que essa frase possa ser, ela se encaixa perfeitamente quando pensamos na vitrine de uma loja, pois a forma como ela é pensada e produzida pode fazer toda a diferença na percepção do consumidor.
Neste artigo, nós falaremos sobre a importância do visual, do respeito às regras e ainda daremos algumas dicas essenciais que você pode colocar em prática no seu estabelecimento. Tudo muito simples, objetivo e prático.
Vamos lá?
Vitrine de loja: a primeira impressão do cliente
Não é à toa que os shoppings e centros comerciais valorizam tanto o espaço da vitrine na hora de montá-las. Nós, seres humanos, somos muito ligados à visão, o que faz dela o seu maior aliado – ou pior inimigo – na hora de conquistar a clientela. Na verdade, segundo uma pesquisa da Veronis Suhler Stevenson, empresa da área da informação de mercado, esse sentido é responsável por 83% das decisões do consumidor.
E é na vitrine de loja que, muitas vezes, se trava esse primeiro contato físico entre o que você tem a oferecer (produtos e serviços) e a sua clientela. Sim, porque mesmo com a popularização da internet, mais da metade das decisões de compra acontecem no PDV (ponto de venda).
É por isso que a vitrine da sua loja deve ser explorada como muito mais do que um espaço para expor mercadorias e peças gráficas. Para transmitir a mensagem da sua marca ao público, aposte na criatividade e na interação visual.
A produção de uma vitrine modelo
Para que a vitrine de loja do seu PDV seja interessante, é preciso, antes de mais nada, de boas propostas de arquitetura visual. Isso, na prática, significa elaborar projetos para o seu espaço levando em consideração alguns fatores importantes, como:
- O espaço disponível;
- O perfil do público-alvo;
- O perfil do seu negócio;
- A sazonalidade;
- O plano de ações promocionais.
Será a partir do estudo desses fatores que você poderá planejar e colocar em prática vitrines atraentes e que, mais do que isso, levarão os possíveis clientes para dentro do seu estabelecimento.
Dicas para produzir uma vitrine de loja
Lembre-se que nesse caso menos é mais
Se você está pensando em montar a sua própria vitrine, vale a pena pensar em como fazer isso sem poluir o ambiente. Na dúvida, é melhor optar por visuais clean e que destaquem os itens certos.
Tenha atenção às regras
Não esqueça de obedecer aos padrões e regras, tanto do condomínio comercial quanto das leis em respeito ao consumidor — caso contrário, você corre o risco de receber multas e ter que lidar com outras dores de cabeça evitáveis.
Troque os itens com periodicidade
Troque os projetos visuais a cada 15 dias. Assim você sempre pode expor as novidades e cativar os olhares dos visitantes.
Faça um investimento
Vale a pena investir, tanto em um projeto de iluminação, quanto em manutenções periódicas, como uma mão de tinta e um cuidado dos itens compostos.
O que você achou das nossas dicas? Você já dava a devida importância à vitrine da sua loja? Compartilhe com a gente a sua experiência e opinião sobre o assunto!