Como encontrar o ponto de venda ideal para sua loja?

Como encontrar o ponto de venda ideal para sua loja?

A escolha ideal do ponto de venda é fundamental para um negócio. O PDV é onde tudo acontece: o cliente tem contato mais próximo com a marca e seus produtos, experimenta, questiona e decide pela compra.

Mas além do layout padronizado e a exposição correta dos produtos, a localização é um dos fatores que determinam a rentabilidade e o sucesso do empreendimento.

Confira algumas dicas para não errar na determinação do melhor local e escolher com sabedoria o melhor PDV para a sua loja.

A importância de escolher um bom ponto de venda.

O ponto de venda é fundamental para dizer se o seu negócio vai dar certo ou não — já que ele pode ser o principal canal de atendimento ao cliente. Por isso, você precisa estar perto de onde o seu cliente-alvo está, principalmente no momento em que a decisão de compra é tomada.

O fluxo de pessoas deve ser considerado, pois quanto mais pessoas, maior a chance de vendas. Shoppings centers são sempre muito disputados pelos varejistas, e, por conta disso, o número de novos shoppings não para de crescer no Brasil.

Diferentes tipos de ponto de venda

São várias as opções onde você será capaz de abrir o seu negócio, e, antes de fechar negócio, você precisa levar em consideração, principalmente, o comportamento do seu público-alvo. Onde ele mora e trabalha? Onde costuma buscar pelo produto? Você saberia responder essas perguntas?

Entre as opções estão:

Shoppings Centers

Geralmente, o fluxo de pessoas é intenso, dispostas a gastar, seja com produtos, entretenimento ou alimentação. Além de usufruir de todos os benefícios, como ar-condicionado, estacionamento e segurança, ajuda no posicionamento de sua marca na percepção do consumidor — nem todas empresas têm condição de estar em um shopping, devido ao alto custo de aluguel, publicidade e propaganda, dentre outras questões. É muito comum a existência de lojas âncoras, que têm a função de atrair o maior número de pessoas possível, como supermercados, drogarias, marcas reconhecidas no mercado, etc.

Galerias

As galerias reúnem uma quantidade de lojas menor que em um shopping, mas também favorecem na captação e fluxo de visitantes que vão, inicialmente, para comprar em outra loja, mas que podem acabar se interessando pela sua.

Lojas de Bairro

Este tipo de loja é predominantemente frequentado por pessoa que moram próximas ao estabelecimento, sendo possível atender às demandas pontuais, como oficinas mecânicas ou drogarias, ou necessidades diárias, como padarias, mercearias, lojas de aviamentos, papelaria, etc.

O maior risco que este tipo de empreendimento oferece é o fato de que a maior parte das pessoas passam cada vez menos tempo em suas residências, preferindo comprar próximo do trabalho, por exemplo. Fazendo com que o fluxo de pessoas nessas lojas seja maior nos finais de semana.

Ruas segmentadas ou temáticas

Em algumas cidades existem ruas conhecidas por concentrar diversas lojas de um mesmo segmento, permitindo que o cliente compare entre diversas opções antes de decidir. Elas garantem a visita de potenciais clientes interessados no que você oferece. É também a opção ideal se sua loja atende a um segmento específico, como móveis, automóveis, etc. Porém, sua loja estará sempre muito próximo aos seus principais concorrentes, aumentando o poder de barganha do cliente e a sua necessidade de criar e oferecer diferenciais.

O que fazer para não errar na escolha do PDV?

Siga estes passos e garanta que sua loja estará no melhor lugar:

  • Analise o seu negócio: que locais têm mais a ver com o seu produto ou serviço? Defina claramente qual é o seu negócio antes de escolher     onde vai ficar;
  • Estude o comportamento de seu público-alvo. Onde ele costuma estar? Se o seu cliente tem alto poder aquisitivo, pode preferir locais menos     movimentados ou mais exclusivos;
  • Leve em consideração também a presença de outros comércios. Ficar isolado diminui as chances de ser descoberto pelos clientes. A proximidade com “lojas âncoras”, como grandes supermercados, padarias ou drogarias atraem mais pessoas para o seu negócio;
  • A avaliação do custo de aluguel é importante, mas não se deixe levar apenas por este quesito. Considere a potencial rentabilidade     que o local pode oferecer em longo prazo;
  • Escolha locais com melhor infraestrutura, como rua asfaltada, segurança, saneamento básico — tudo isso facilita o acesso à sua loja.

Não pode haver falha na definição do melhor ponto de venda para sua loja. A correta avaliação do mercado e do público-alvo é fundamental para não errar nesta etapa do seu negócio e, assim, contribuir para o seu sucesso!

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a localização ideal do seu PDV, compartilhe-a com a gente!

 

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