Layout da loja: por que você precisa pensar sobre isso

Layout da loja: por que você precisa pensar sobre isso

Antes de abrir um estabelecimento comercial, todo lojista deve estudar e planejar o layout da loja. Afinal de contas, o layout aumenta ou diminui o interesse de quem passa em frente ao local e influencia na experiência do cliente. Além disso, é responsável por transmitir a identidade da empresa.

Por conta desses pontos, é preciso tomar alguns cuidados antes de abrir uma loja física, seja de rua, em shopping center ou galeria comercial. Também é preciso prestar atenção em alguns fatores mesmo depois que a loja já estiver aberta.

Confira a nossa lista de dicas para antes e após a abertura da sua loja e entenda a importância do layout da loja para a experiência do cliente e reputação da marca.

O que é o layout da loja?

Até alguns anos atrás, dizia-se que o layout da loja era a disposição de divisórias, caixas, provadores, pilares e outros elementos que interferem na circulação. Hoje, o layout é mais do que isso: ele engloba todos os pontos materiais e visuais dentro do estabelecimento, desde o logotipo na fachada até a música ambiente.

O layout da loja está diretamente relacionado à experiência do cliente. Essa experiência engloba todos os pontos de contato entre a marca e o consumidor, desde a comunicação visual e disposição dos produtos até o atendimento e pós-venda.

É importante deixar claro que o layout da loja faz parte do posicionamento de marketing da marca. Ele deve ajudar a destacar os diferenciais e ressaltar a identidade da empresa, a fim de atrair e gerar relacionamento com o público-alvo desejado.

Cuidados antes de abrir a loja

Logotipo

Deve ser simples e curto, de fácil memorização, transmitindo o conceito da atividade da loja. Seu padrão de cores deve combinar com a identidade visual da marca.

Preparação do espaço

Considere o acesso dos clientes, a posição do caixa, o estoque, o posicionamento das vitrines, a disposição das mercadorias nas prateleiras, gôndolas e displays, os provadores, a disposição de acessórios, entre outros.

Espaço de circulação do cliente

Precisa ser planejado junto à preparação do espaço. É importante que a circulação do consumidor seja prioridade e que as outras necessidades não prejudiquem a experiência do cliente.

Iluminação

Este é um aspecto importantíssimo do layout da loja, muitas vezes negligenciado pelos empresários. A iluminação não serve apenas para clarear o espaço, mas também para destacar produtos, seja nas vitrines ou internamente.

Disposição das prateleiras

É fundamental que os produtos sejam agrupados por categorias. Assim, a experiência do cliente e o trabalho dos vendedores serão facilitados.

Cuidados após abrir a loja

Higiene e limpeza

Não basta que as mercadorias estejam limpas e organizadas. É preciso ter atenção à limpeza nos mínimos detalhes: banheiros da loja, provadores, vitrine, fachada, piso interno e piso em frente à loja, ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, acessórios, displays e placas.

Aroma

Trabalhar o aroma da sua loja é uma ótima forma de melhorar a experiência do cliente e reforçar a identidade. Mais do que cheiro de limpeza, é legal contar com um perfume específico que identifique a marca.

Música ambiente

Da mesma forma que o aroma, a música ambiente diz muito sobre a personalidade da marca. Procure organizar playlists de acordo com a imagem que a empresa pretende passar ao seu consumidor, e não apenas levando o gosto pessoal em consideração.

Vitrine

As vitrines são as grandes responsáveis por atrair pessoas para dentro da loja. Portanto, capriche na organização dos produtos e na decoração. Na grande maioria das vezes, os clientes esperam ver os preços de cada produto exposto antes de entrar para conferir as mercadorias. Outra dica legal é montar vitrines temáticas de acordo com as épocas do ano e períodos promocionais, como Carnaval, Dia das Mães ou Natal.

Como você viu, o layout da loja vai muito além da organização dos produtos. São muitos fatores que precisam ser considerados mesmo antes da abertura. Os lojistas que estiverem atentos a esses pontos, com certeza, terão muito mais chance de encantar seus consumidores, ganhando clientes fiéis e gerando mais resultados nas vendas.

E você, já está pensando em aplicar as dicas na sua própria loja? Conte para a gente nos comentários!

 

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