Aprenda a fazer sorteios na sua loja!

Aprenda a fazer sorteios na sua loja!

Depois do período de festas de final de ano, as lojas precisam de atrativos para continuar com as vendas. Em alguns países, como no Canadá, o dia 26 de dezembro é conhecido como “Boxing Day” — data em que tudo é vendido por um preço mais barato. No mês de janeiro, grandes varejistas brasileiros realizam ações com descontos agressivos. Nesses momentos, pensar em uma estratégia eficiente para competir com os concorrentes é crucial. Que tal fazer sorteios para incentivar as vendas e motivar os seus clientes? No post de hoje, saiba como!

Quais são as regras para fazer sorteios?

As regras tiveram mudanças nos últimos anos, como a obrigatoriedade de registro na Caixa Econômica Federal para acontecer na sua loja ou na internet. Esse registro na CEF leva em média cerca de 45 dias — por isso, o planejamento é fundamental para o sucesso da sua ação, pois não dá para organizar um sorteio de um dia para o outro.

No site da Caixa é possível consultar todas as regras para promoções comerciais e sorteios filantrópicos. De modo resumido, existe uma taxa de registro estipulada de acordo o valor do prêmio, que começa com R$ 27 para prêmios de até R$ 1.000 até R$ 66.667 para prêmios superiores a R$ 1.667.000,01. O pedido para pagamento da taxa de fiscalização deve ser feito pela própria empresa.

Como regularizar os sorteios na loja?

A solicitação da Taxa de Fiscalização deve ser feita diretamente à CN Promoções Sociais pelo e-mail ([email protected]) ou por fax: (61) 3448-1402/1403. A Caixa encaminhará um boleto para pagamento. Após o pagamento do boleto, encaminhe o requerimento, a documentação exigida e o comprovante de pagamento do boleto para a CN Promoções Comerciais, no seguinte endereço:

CN Promoções Comerciais

Setor de Edifícios Públicos Norte – SEPN 512, Conjunto C, Térreo

Centro Empresarial José Alencar Gomes da Silva

CEP 70.760-500 – Brasília/DF

E como funcionam os concursos culturais?

Os concursos culturais, artísticos e desportivos são famosos pela facilidade de realização e pelo fato de não precisar de registro. Mas isso não significa que não existe fiscalização! Caso seja comprovada alguma irregularidade, existem penalidades para as empresas que infringirem as regras ao, por exemplo, incluir o nome da empresa na chamada mecânica ou no nome da promoção ou sorteio.

O nome da empresa só pode aparecer para identificá-la como promotora nos materiais de divulgação. Por isso, muito cuidado com concursos como: “Promoção da marca X! A melhor frase que responder porque a marca X é melhor ganhará vários prêmios da marca X”. Essa forma de concurso não é mais válida.

As marcas também não podem premiar o ganhador com os seus produtos ou serviços, obrigar que os participantes comprem os seus produtos, exigir que preencham dados cadastrais ou vincular a datas comemorativas. A promoção também não pode acontecer nas redes sociais, apenas ser divulgada nelas.

Como planejar sorteios a partir de agora?

A solução mais simples e básica é investir em relacionamentos reais com os seus clientes, para que eles tenham vontade e disposição para interagir com a sua empresa ou marca. Independentemente se escolher sorteio ou promoção cultural, além do relacionamento com os seus consumidores e clientes, indicamos que você invista na divulgação, tanto online quanto offline. Uma boa dica é publicar um post sobre o sorteio nas redes sociais e incentivar que os outros usuários compartilhem.

E então, conseguiu tirar as suas dúvidas sobre como fazer sorteios na loja? Tem outras dicas e sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

 

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