Os 5 erros mais comuns que acontecem no atendimento ao cliente

Os 5 erros mais comuns que acontecem no atendimento ao cliente

Por mais que sejamos proprietários e gestores de negócios, somos todos também clientes de prestadores de serviços e vendedores de bens. Dessa forma, compreendemos bem o quanto é importante ser bem tratado, de forma honesta e com toda a atenção que merecemos, não é?

Mas várias marcas cometem erros no atendimento ao cliente, principalmente em função da urgência em fechar um negócio ou vender um produto. O post de hoje apresenta os cinco mais comuns, para que você consiga identificar possíveis falhas que podem lhe fazer perder dinheiro. Vamos lá?

Inflexibilidade

Normalmente, o cliente não realiza uma compra apenas por impulso ou por qualquer motivo fútil. Ele está sempre em busca de uma solução, mesmo que seja em se tratando de algo supérfluo, como precisar de uma caneta roxa só para completar uma coleção.

Um dos principais erros no atendimento ao cliente, portanto, é não o ajudar a cumprir com seus objetivos. É muito comum acontecer de as pessoas irem até os estabelecimentos e, na falta de um produto, ou em se tratando de restrições relacionadas à forma de pagamento, simplesmente terem o seu atendimento encerrado sem nenhum tipo de sugestão ou apresentação de opções. Isso faz com que este consumidor considere procurar outra loja que foi mais atenciosa com ele, e foi mais flexível no intuito de fazer com que ele saísse satisfeito.

Falsas promessas

São muitos os vendedores que pensam que os produtos devem ser vendidos a todo custo para o alcance de metas e, consequentemente, uma maior rentabilidade do negócio. Mas, em alguns casos isso pode ser um verdadeiro tiro no pé.

O cliente sai de uma primeira conversa acreditando em uma promessa feita pelo vendedor, que pode ser a respeito da disponibilidade de um produto, do prazo de entrega, ou até mesmo de um brinde, mas no momento da entrega o comprador tem a notícia de que se trata de algo impossível. A venda pode até ser concretizada mas, provavelmente, este cliente não retornará — e ainda falará mal da marca a todos os conhecidos. Em tempos de redes sociais, este tipo de erro no atendimento ao cliente pode tomar proporções inimagináveis.

Atrasos

Quando o cliente adquire um bem, seja ele qual for, fica ansioso para poder aproveitá-lo o quanto antes — e, assim, um dos requisitos que ele impõe para fechar negócio com marca x ou y é o prazo de entrega. Os atrasos frustram a expectativa do comprador, e o decepcionam a ponto de disseminar uma imagem negativa da empresa que o atendeu, independentemente da explicação dada pelo SAC.

Informações indisponíveis

Este é um dos erros no atendimento ao cliente dos mais graves, pois é algo extremamente complicado de se contornar. Quando um produto ou serviço não dispõe de todas as informações que o cliente deseja logo no primeiro contato, dificilmente ele evoluirá na intenção de compra a ponto de entrar em contato com o vendedor.

Por isso, é importantíssimo que todas as mercadorias disponibilizadas, seja no e-commerce ou em um comércio de rua ou shopping, carreguem todas as informações necessárias para a utilização, instalação se for o caso, e inclusive de pagamento.

Inacessibilidade

Os maiores cases de sucesso de vendas da história estão entre as marcas que mais se preocupam com o contato com o cliente. Tanto no pré-venda quanto no pós-venda, o comprador quer se sentir amparado pela marca no que diz respeito às soluções que ele precisa para conhecer melhor o produto que ele se interessou, quanto para possíveis inconvenientes que ele esteja passando com aquela compra.

Lembre-se que, atualmente, a qualidade dos produtos e serviços, assim como os valores, tem se equiparado muito. Portanto, um bom atendimento em todas as fases da compra faz toda a diferença para a sua marca.

E no seu negócio? Como anda o feedback dos clientes em relação ao seu atendimento? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

 

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