4 dicas de gestão financeira para lojistas

4 dicas de gestão financeira para lojistas

Cuidar das finanças da loja é parte importante do trabalho do empresário de qualquer segmento de atuação. Controlar o fluxo de caixa, manter um sistema eficiente de gestão de estoque, avaliar o desempenho das vendas e, se for o caso, saber onde cortar custos são passos importantes para manter as finanças equilibradas. Para isso, conheça algumas dicas de gestão financeira para lojistas:

Tenha o fluxo de caixa sob controle

Ter um controle atualizado do fluxo de caixa da loja é essencial para saber como andam as entradas e saídas de dinheiro do estabelecimento. É importante ter em mente que esse gerenciamento vai além de saber quais são os gastos com despesas do dia a dia, como pagamento de contas, de funcionários e de fornecedores, compreendendo também a previsão de valores a receber, seja por conta de vendas ou renda de investimentos que a empresa tenha.

Aposte no uso de um software de gestão para ter acesso a relatórios e planilhas e conseguir acessar todas as informações em um só lugar. Com esses dados em mãos, você pode planejar o futuro da loja, decidindo qual é o melhor momento para investir e, também, a hora de cortar gastos.

Reveja seus gastos

Muitas vezes o controle do fluxo de caixa indica que as saídas superam as entradas. Ou seja, sua loja está gastando mais do que ganha. Para reverter esse cenário perigoso, uma das medidas mais importantes é rever os gastos e trabalhar para diminuir suas despesas. Onde é possível cortar sem prejudicar as operações? É possível economizar nas contas de consumo? Mesmo os pequenos gastos podem fazer a diferença no caixa no final do mês.

Veja como anda o desempenho das suas vendas

Se seu fluxo de caixa está desequilibrado, além de ter que rever as despesas da sua loja, é importante avaliar como anda o desempenho das suas vendas. Elas têm caído sistematicamente? Tem meses que você vende muito e em outros pouco? Avaliar constantemente o desempenho das vendas ajuda a identificar com mais rapidez alguns problemas como a mudança de comportamento do público-alvo ou, até mesmo, práticas defasadas, e resolvê-los antes que afetem drasticamente as finanças da loja.

Mantenha um sistema eficiente de gestão de estoque

Controlar o estoque de produtos da sua loja é um ponto essencial para manter a saúde financeira da empresa. Evite perder vendas, porque não tem o item disponível. Para isso, aposte em um sistema de controle e de reposição eficiente dos produtos. A partir da análise dos registros de reposição, você pode planejar seu estoque com mais eficiência, já que terá a possibilidade de prever necessidades futuras, periodicidade, garantindo que o produto que seus consumidores procuram, esteja sempre disponível.

Cuidar da gestão financeira da sua loja é essencial para seu crescimento e, até mesmo, para sua sobrevivência. É importante não deixar de lado essa parte tão estratégica e buscar até mesmo reforçar seus conhecimentos em finanças para entender todos os aspectos relativos ao fluxo de caixa e outras movimentações financeiras.

Gostou dessas dicas de gestão financeira para lojistas? Tem alguma outra que gostaria de compartilhar? Escreva nos comentários!

 

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também