Aprenda como fazer uma ótima lista de supermercado

Aprenda como fazer uma ótima lista de supermercado

Imagine a seguinte situação: você chegou do trabalho morrendo de fome, mas falta na dispensa aquele macarrão para preparar um jantar rapidinho. Desagradável, não acha? Esse erro é comum entres as pessoas que ainda desconhecem como fazer uma lista de supermercado.

Esse procedimento é crucial não apenas para evitar esquecer algo importante para comer ou se higienizar, mas também evita que você tenha gastos excessivos, comprando coisinhas supérfluas sempre que for ao supermercado.

No post de hoje, mostramos como montar a lista de supermercado em poucos e fáceis passos. Confira:

Cheque o estoque

Antes de começar uma lista de supermercado, você precisa saber o que comprar, certo? No entanto, muita gente desconhece como fazer isso e acaba passando por aquela situação de se lembrar de algo somente na hora que chega do supermercado.

Para evitar isso, divida a sua casa por setores. Circule pelos ambientes de sua casa e verifique o que precisa ser reposto.

Comece pelos produtos básicos

Para ajudar no processo de encontrar o que falta no estoque, comece pensando nos produtos básicos. Cheque nos armários e em outros locais se está faltando produtos de limpeza, higiene pessoal e similares.

Não ignore os produtos ocasionais

Além do arroz e feijão, produtos ocasionais são comumente deixados para trás na hora de elaborar uma lista de supermercado. Como resultado disso, você tem que ir ao supermercado correndo após o trabalho ou no intervalo do almoço. Frustrante, não acha?

Para evitar isso, é importante colocar também na lista aqueles produtos mais esporádicos na sua rotina. Bebidas, tais como vinhos e cervejas, são bons exemplos dessa categoria, afinal, pode acontecer de você receber uma visita imprevista e ter que usá-los para quebrar um galho na hora de fazer uma social.

Organize seu cardápio

Complementar à tarefa de verificar como está o estoque da casa, a elaboração de um cardápio semanal ou mensal também é indispensável. Afinal, é ele que vai fornecer os produtos alimentícios que você vai precisar comprar no supermercado.

Para a confecção da lista, pense nas refeições que você vai fazer em casa. Considere tudo: desde o almoço e jantar até aqueles lanchinhos da parte da tarde.

Utilize papel ou um aplicativo para fazer a lista

Agora que você já sabe o que precisa na sua casa, chegou o momento de elaborar a lista propriamente dita. Se você quiser, pode pegar um bloco de papel, mas que tenha um tamanho ideal para evitar de ficar escrevendo apertado na folha.

Também vale a pena apostar na tecnologia. O Evernote, por exemplo, é um aplicativo que permite fazer as mais variadas listas. Aproveite-o, portanto, para elaborar a sua lista de supermercado.

Esses foram os passos principais de como fazer uma lista de supermercado. Se você mora com mais alguém, é importante convidar essa pessoa para elaborar a lista contigo. Afinal, vocês provavelmente terão que dividir as contas e já ter uma lista pronta pode ajudar bastante no processo.

E aí, quais produtos não podem faltar na sua lista de supermercado? Conte para a gente deixando seu comentário neste post!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também