Funil de vendas: 3 dicas para vender mais e melhor

Funil de vendas: 3 dicas para vender mais e melhor

O funil de vendas é o conceito responsável por representar o processo ou jornada de compra dos consumidores — é uma técnica empresarial que consiste em dividir os estágios que o público pode passar até concluir uma negociação. Logo, é um dever de qualquer empresa entender o comportamento, os hábitos de compra dos clientes e mapear essas fases comerciais.

Neste artigo, você aprenderá a colocar em prática o conceito de funil de vendas para vender mais e melhor. Confira!

Entenda o funil de vendas

O funil de vendas é usado para entender a jornada de compra dos clientes. É concebido como um desenho de um funil, onde parte-se do topo, passando pelo meio até chegar ao fundo, quando o consumidor está prestes a comprar o seu produto ou serviço. O entendimento é dessa forma porque a cada etapa o número de potenciais compradores é inferior ao estágio anterior — basta lembrar que nem todas as pessoas interessadas em seus produtos entrarão na sua loja e apenas uma parte irá se converter em cliente.

O objetivo do funil é melhorar o direcionamento dos investimentos por meio da análise de cada estágio. Ele pode auxiliar o lojista a saber quais são os gargalos que existem no processo de compra, como objeções relacionadas a preço, produto, atendimento e outros fatores que interfiram no consumo do seu público. Assim, o gestor passa a ter mais condições de otimizar cada etapa e criar mais oportunidades de negócio.

Sua empresa deve, de início, prospectar e atrair esses consumidores para o seu negócio. Logo após, é preciso criar uma relação com eles para convencê-los a escolher sua loja (é um processo que pode durar em um atendimento de 5 minutos ou após visitas semanais). No último estágio, o cliente já está disposto a comprar e só necessita de um empurrãozinho para concluir a aquisição — pode ser feito um convite para ele ir à loja, oferecer um desconto, um brinde, etc.

O desenho do funil de vendas é diferente para cada empresa, produto e serviço, já que ofertas diferentes possuem ciclos e jornadas de compra diversos. Por exemplo, a aquisição de um refrigerador normalmente será mais planejada do que a compra de uma camisa. Sendo assim, é importantíssimo conhecer o seu mix de produtos e o seu público-alvo para saber como os consumidores se interessam, avaliam as ofertas, quem influencia a compra e como a decisão é tomada.

Agora que você conhece esse conceito, confira 3 maneiras de aproveitar o funil para aumentar e qualificar suas vendas!

1 – Faça divulgação para as pessoas certas

Imagine dois cenários hipotéticos e defina qual o melhor para o seu caso: receber 100 visitas na loja e converter 20 vendas ou receber 200 e converter 25? Se você apostou na primeira opção, então foi certeiro e já compreende o papel do funil de vendas. A partir do momento que você conhece quais são os consumidores que se interessam pelo seu produto ou serviço, você deve comunicar diretamente para eles e criar ações que os atraiam para o seu estabelecimento. Lembre-se de que não basta vender mais, sobretudo é preciso vender melhor.

2 – Analise suas taxas de conversão

Esse é um ponto crucial para descobrir os gargalos no funil, já que o que move os potenciais clientes pelas etapas são as conversões. A ideia é levantar relatórios e verificar a parcela de prospects, contatos e leads que avançam e os ficam pelo caminho. Assim, você poderá descobrir se os problemas estão concentrados na fase de atração de clientes, de avaliação/consideração de uma oferta ou do fechamento da compra.

3 – Otimize o seu funil de vendas

Essa é a etapa na qual devem ser feitas as melhorias para eliminar as barreiras do seu funil de vendas. É o momento de tomada de decisões que impactam na forma como os consumidores são guiados pelo funil. Pode ser uma alteração na quantidade de vendedores, nos investimentos em marketing, na política de atendimento aos visitantes, na quantidade de informações pedidas para cadastro, na abordagem, etc.

Agora você entende a importância do funil de vendas para uma melhor compreensão da jornada de compra dos seus clientes? Deixe a sua opinião nos comentários e tire todas as suas dúvidas!

 

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