Entenda o que é marketing sensorial e como ele pode aumentar suas vendas!

Entenda o que é marketing sensorial e como ele pode aumentar suas vendas!

Provavelmente, você já guardou na memória a lembrança de uma loja que frequentou em algum shopping, na qual exalava uma variedade de aromas muito agradáveis, ervas, essências aromáticas, e que fez com você se sentisse acolhido naquele ambiente, não é mesmo? Saiba que a estratégia utilizada para provocar este tipo de sensação é o marketing sensorial.

Em nosso post de hoje, entenda o que é o marketing sensorial, como você pode adotá-lo em seu empreendimento e por que ele é capaz de aumentar as suas vendas!

O que é marketing sensorial?

A grande tática do marketing sensorial é atrair e estimular o consumidor por meio dos 5 sentidos, propiciando uma conexão emocional entre empresa e consumidor. Inúmeros testes já comprovaram que essa estratégia é muito eficiente para atrair o cliente e, assim, aumentar as vendas.

Aprenda a impactar cada um dos sentidos do seu consumidor:

Olfato

Ao fazer um experimento, a Nike descobriu que os produtos deles vendiam 80% mais quando estavam expostos em um ambiente com um aroma floral — outros aromas também foram testados e não apresentaram o mesmo resultado.

Quando sentimos os diferentes cheiros, nosso cérebro recebe estímulos por meio das narinas. Além de fazer o cliente se sentir bem, um aroma agradável pode criar uma identidade forte com a sua marca, e o cérebro do seu consumidor vai associá-lo ao seu produto ou serviço.

Tato

O consumidor brasileiro gosta de “ver com as mãos”, ou seja, tocar. Observe a disposição dos produtos em uma loja de moda no shopping da sua cidade. Geralmente, as peças estão expostas em manequins ou penduradas em araras de fácil acesso. O contato com a textura do tecido, o toque, a prova, são experiências que o consumidor tem necessidade de vivenciar e pode influenciar muito na hora da compra.

Paladar

A experiência sensorial do paladar, conhecida também como gustação, é a capacidade de reconhecer o gosto do alimento e, assim como os outros sentidos, causar emoção.

Essa estratégia pode ser trabalhada em restaurantes, praças de alimentação, sorveterias, supermercados, padarias, entre outros, incluindo lojas que não necessariamente trabalham com alimentos. É comum algumas grifes oferecer petiscos, doces e balas, em dias especiais, para encantar o cliente.

Audição

Um ambiente que oferece música ambiente causa a sensação de bem-estar no consumidor. Ao ouvir um som, o cérebro é estimulado por sensações que podem causar relaxamento mental e fazer com que o cliente dedique mais tempo no processo de escolha dos produtos, fato que não aconteceria se ele estivesse se sentindo desconfortável.

A qualidade da música pode variar de acordo com o seu público, mas é importante não apostar em músicas excessivamente populares ou agitadas — o áudio deve estar sempre em volume baixo.

Visão

A visão é o principal estímulo sensorial trabalhado no marketing. O uso de cores e imagens é extremamente importante para causar um impacto no consumidor. A estampa visual é responsável direta pelo reconhecimento da marca, como, por exemplo, o McDonald´s e Coca-Cola, que têm uma presença muito forte e fácil de ser reconhecida em qualquer lugar.

Se você quer que a sua marca seja reconhecida, comece caprichando na identidade visual da sua empresa. Priorize também a decoração do ambiente, a criatividade na disposição dos produtos e o layout da sua loja com cores alegres e vibrantes. A identidade visual é uma forma de se comunicar e de marcar presença no mercado.

Você já conhecia as estratégias do marketing sensorial? Já pensou em adotá-lo? Tem alguma dúvida? Compartilhe com a gente!

 

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