Descubra como a verticalização de estoque pode aumentar suas vendas

Descubra como a verticalização de estoque pode aumentar suas vendas

No comércio, atrair clientes para a loja e conseguir fechar uma boa venda depende de uma série de fatores. Preço justo, mix de produtos e condições interessantes de pagamento podem ser determinantes, mas não é só isso o que conta para o consumidor.

Oferecer uma grande variedade de produtos e bons preços não basta: se o ambiente de compras não é visualmente atrativo para o cliente, ele pode sair sem levar nada, mesmo que a sua loja possua inúmeras outras vantagens. Para contornar esse problema, a melhor dica é realizar a verticalização de produtos expostos e a verticalização de estoque. Quer entender mais? Então acompanhe o nosso post!

O que é a verticalização de estoque?

A verticalização é uma estratégia de exposição de produtos que auxilia seus clientes a encontrarem exatamente o que eles buscam nas prateleiras da sua loja. Mas, além disso, a verticalização também pode ser aplicada ao estoque e até ao website da sua empresa, sempre com o objetivo de atrair o olhar do seu consumidor e tornar o ambiente mais organizado.

A verticalização de produtos ou de estoque pode ser aplicada a qualquer tipo de negócio: padarias, farmácias, supermercados — o uso da verticalização contribui para prateleiras melhor organizadas e assim chamar a atenção do cliente para os produtos expostos.

Como a verticalização aumenta as vendas?

Quando o ambiente de compras está adequadamente organizado, isso fica evidente para o consumidor desde o primeiro contato. Se no seu comércio os produtos são separados de maneira acessível, o seu cliente não perde tempo e encontra exatamente o que precisa, conseguindo identificar sozinho onde está o que ele procura.

Além disso, na verticalização fica mais fácil aproximar produtos complementares e induzir o cliente a levar mais do que ele foi objetivado a comprar. Se um comércio vende, por exemplo, fraldas para bebês, as prateleiras ao lado devem ter lenços umedecidos e talcos. Com isso, você o relembra de algum produto que ele poderia esquecer de levar e o induz a comprar algo mais além do planejado. Tudo isso reflete diretamente no aumento das suas vendas e traz mais credibilidade à sua empresa.

Como funciona a verticalização de produtos?

O conceito por detrás da verticalização é bem simples: na hora de organizar, o empreendedor deve seguir o modo padrão de leitura. Mas como isso funciona na prática? Para entender, imagine que você está lendo um livro. O hábito de leitura ocidental é sempre da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Esse movimento de leitura é tão frequente na nossa vida que “lemos” qualquer coisa da mesma maneira — incluindo as prateleiras de um comércio. Organizando-as a partir desse conceito, você tem um ambiente melhor disposto e facilita para que os clientes encontrem o que buscam.

Há também outras formas de fazer a verticalização de produtos ou de estoque. É possível, por exemplo, verticalizar os produtos de acordo com o tipo, com a cor e com os tamanhos — a forma que melhor cabe ao seu negócio deve ser decidida após experimentações.

Agora você sabe fazer a verticalização de produtos e a verticalização de estoque e conhece o seu reflexo nas suas vendas. Tem alguma dica ou dúvida? Conte pra gente nos comentários!

 

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