Promoções e ações de vendas em datas comemorativas: aprenda a investir

Promoções e ações de vendas em datas comemorativas: aprenda a investir

As datas comemorativas são aguardadas com ansiedade pelo mercado, pois costumam incrementar a receita do negócio. Mas não basta simplesmente abrir as portas nessas ocasiões se a sua loja não estiver preparada.

Veja neste post nossas sugestões de promoções e ações de vendas para vender mais em datas comemorativas.

Programe suas ações com antecedência

Planejamento é garantia de uma ação de vendas de sucesso. Defina quais as datas comemorativas podem servir para sua estratégia de vendas e crie um plano de ação para o período. A antecedência ajuda o empreendedor a realizar boas negociações fora do período de alta procura e também permite que o consumidor tenha tempo de conhecer previamente as promoções oferecidas pelo seu negócio.

Entenda o consumidor das datas comemorativas

Em períodos não sazonais, na maioria dos casos, o cliente costuma entrar em sua loja para comprar um produto para ele mesmo, e não é necessário muito esforço para atendê-lo. No caso das compras em datas comemorativas, esse consumidor vai até sua loja para comprar um presente para outra pessoa, e o vendedor tem um duplo desafio: agradar esse consumidor e imaginar o que agradará também o presenteado. Por isso, para vender mais em datas comemorativas, invista em um treinamento da equipe de vendas para saber como melhor atender às especificidades desse tipo de cliente.

Procure explorar datas comemorativas não convencionais para vender mais

O varejo costuma investir em ações nas 5 principais datas comemorativas: Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças e Natal. Para se diferenciar da concorrência, tente apresentar os melhores descontos, sorteios ou cupons de desconto. Assim, você acaba conquistando aquele cliente que entra na loja apenas por causa da data comemorativa.

A sugestão para se destacar da concorrência é incluir outras datas que não fazem parte do calendário de vendas comum e que tenham alguma relação com seu negócio. Sua loja vende produtos de maquiagem? Lance uma promoção no Dia do Beijo, por exemplo!

Saiba a hora certa de divulgar suas promoções

Para vender mais em datas comemorativas, fique atento ao momento certo de apresentar suas promoções para o público. Apresentamos 3 oportunidades de comunicação com o clientes antes, durante e depois das datas comemorativas. A primeira é o “Save the Date”, que anuncia ao consumidor uma promoção especial. Ele pode ser enviado por e-mail ou publicado em suas redes sociais uma semana antes das ações de venda sobre a data comemorativa em questão e faz com que o cliente coloque seu negócio como uma das opções de compra.

No dia da promoção, vale enviar uma mensagem anunciando as ofertas. Tão importante quanto a pré é a comunicação pós data comemorativa, seja para agradecer a visita do cliente, seja para anunciar a queima de estoque. As dicas são válidas também para as ações nas lojas físicas.

Faça um levantamento das vendas após a data comemorativa

A campanha de vendas voltada para a data comemorativa acabou? É hora de analisar os resultados e avaliar o retorno das ações utilizadas e quais os pontos a melhorar nas estratégias de vendas para os eventos seguintes. Esse levantamento vai ajudá-lo a criar campanhas cada vez mais eficazes e voltadas para as necessidades de seu negócio.

Gostou das nossas dicas? Conte-nos aqui nos comentários quais são as promoções e ações de venda que você costuma utilizar nas datas comemorativas.

 

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